Mídias Sociais no mundo dos negócios

808857_figures_arroba Há quase 10 anos surgia algo na internet que mudaria o curso das possibilidades na grande rede e no mundo globalizado. Acabávamos de sair do mundo 1.0 e engatinhávamos em direção ao espaço da Web 2.0, uma web interativa onde os usuários estariam no controle do conteúdo que circula pelo ciberespaço.


Por volta de 2003, surgia no mundo um tipo de clube online, onde você precisava ser convidado para poder entrar nele. Com base na popular teoria dos 6 graus de separação, conhecíamos as redes sociais, sendo que, no Brasil, o grande símbolo dessa nova onde veio a ser o Orkut, inicialmente uma rede social mundial, mas que foi dominada pelo público tupiniquim. O Orkut não foi exatamente o primeiro de sua espécie, mas pertencendo ao gigante Google, pode ser considerado um marco, pelo menos em terras brasileiras. Hoje, o Facebook, maior rede social do mundo, pensa em estratégias para desbancar esse ícone.

Enfim, tratamos aqui do reinado das mídias sociais, que não se limitam às redes sociais mais populares como Orkut e Facebook, mas estendem-se a um ambiente muito maior e mais poderoso. Hoje temos os virais que se espalham pela web, blogs que tem maior audiência do que grandes sites de notícias (como The New York Times e CNN), além do fenômeno Twitter, e assim por diante. E através dessa “nova” mídia, há internautas tão populares na web, que quase chegam a ser celebridades cibernéticas. Aquilo que cai nas graças dos usuários da web é imediatamente replicado por todos os cantos do globo, e os exemplos são muitos.

Nesse cenário atual, o internauta é editor, leitor, marqueteiro e consumidor, e tem grande poder sobre o conteúdo disponível na web. Mas, como conseguir usar todo esse poder de mídia social em prol de objetivos corporativos? Há diversas empresas que já o tem feito com bom sucesso, outras nem tanto. E então? Vale mesmo à pena usar às mídias sociais com fins de marketing e vendas, etc.? Se você souber usar a web, há exemplos que provam que sim!
Vejamos o caso da Dell Computers (leia mais em Cercando o cliente...via web!): somente através de seu perfil no Twitter, foi capaz de gerar mais de US2 Mi em negócios, com suas promoções especiais divulgadas via o famoso serviço de microblogging. Isso, em conjunto com as demais ações postas em ação pela empresa, geram grandes lucros e, em grande parte, com custo bastante baixo para o orçamento do Marketing da Dell.

1025354_email_srb_1 Muito tem sido discutido hoje sobre a eficácia, ou ineficácia, do uso das mídias sociais com fins de negócios. Alguns acreditam que isso não passa de modismo, que os esforços não são justificados pelos números comerciais. Outros defendem as mídias sociais como uma via de negócios obrigatória para o presente, e ainda mais para o futuro.
Assim, muitos empresários e executivos ficam perdidos sobre o assunto, e não sabem bem o que fazer nesse campo. “Vale à pena despender tempo, recursos e algum dinheiro investindo em marketing e vendas na web?”, devem se perguntar alguns deles. Sinceramente, acredito que sim, mas só se você realmente souber o que está fazendo. Acho que a questão de modismo, ou não, não deve ser direcionada ao campo das mídias sociais em si, mas em termos de veículos específicos, e da forma com que são utilizados.

Porém, no fim das contas, as mídias sociais são apenas mais um veículo de atuação à disposição dos negócios. Para usá-lo bem, a mesma disciplina e planejamento comumente empregados nas tradicionais ações de negócios devem ser seguidos. Deve-se conhecer o público-alvo para o qual se deseja falar, que ambientes esse público utiliza, de que forma e freqüência o utiliza, quais os objetivos e métricas de controle devem ser usados, e assim por diante.

Ou seja, se feito com seriedade, e com um bom grau de flexibilidade e controle, as empreitadas de negócios pela web podem trazer um retorno bastante generoso àqueles que se lançarem por esses meios. O importante é compreender a dinâmica desse universo e não esperar que milagres aconteçam só por que você criou um blog corporativo ou uma comunidade da sua empresa no Orkut. Esse é o maior erro que muitos cometem. Mas, é importante que seu negócio esteja presente na web, e saiba se ajustar às demandas que seu público esperará dele. E não se engane achando que seu público talvez seja conservador demais para estar envolvido com essa “nova” web.

Em nosso próximo post, exploraremos um pouco dessa arte-técnica, o uso das mídias sociais no contexto dos negócios.

0 comments:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More