9 dicas de marketing de uma “barraca de limonada” de uma menina de 6 anos

OK, confesso…estou copiando esse artigo (e traduzindo) de outro blog. Mas, atire a primeira pedra quem nunca fez algo assim antes.

Bom, achei esse artigo bastante interessante (sem perceber que já havia praticando a maior parte disso há quase 5 anos), e achei que valeria à pena repassá-lo, traduzindo-o para o português. Segue o artigo traduzido abaixo, tirado do blog Webdesigner Depot (um site de web design para web designers), e escrito por Jim Lodico. Acesse em:  http://www.webdesignerdepot.com/2009/07/9-marketing-tips-from-a-six-year-olds-lemonade-stand/#comment-555286.

Outro dia, minha filha, Sophia, anunciou que queria montar uma barraca de limonada.

Vendo como eu realmente não queria passar a melhor parte do meu fim de semana vendendo limonada, tentei convencê-la a mudar de idéia mostrando quanto ela teria de gastar para comprar a mistura da limonada, arranjar os copos, esse tipo de coisa.

Apesar dos meus esforços, não houve como fazê-la mudar de idéia. Ela queria abrir o negócio e não havia nada que eu pudesse fazer para pará-la.

Assim eu sucumbi ao meu papel de financiador (capital de risco) em sua primeira ‘startup’ de negócios. Eu percebi que, no mínimo, essa seria uma boa oportunidade para ensinar minha filha sobre contar dinheiro, princípios básicos de negócios, esse tipo de coisa.

Nos sentamos com um bloquinho de papel e começamos a escrever o plano de negócios.

Não levou muito tempo até que Sophia, ficando completamente perplexa com meus esforços de ensiná-la sobre estrutura de preços e ROI, me olhou e disse:

“Mas papai, eu só quero dar a limonada. Nossos vizinhos são tão legais, eu só quero dar a limonada a eles.”

Wow! Como se responde a isso? Ela me acertou com algo que mudava os planos de forma que eu não esperava.

De repente, a barraca de limonada tinha tomado um sentido totalmente diferente.

Então deixamos o plano de negócios de lado, ela desenhou um cartaz e minha esposa ajudou-a a preparar um jarro de limonada.

Quando estávamos para abrir o negócio, Sophia chegou da varanda com um ramo de menta que tinha cortado.

“Podemos colocar menta na limonada?” ela perguntou. “Eu quero fazer ela extra especial.”

E assim, numa tarde de domingo num bairro tranquilo, ela estava aberta aos negócios.

Dentro de poucos minutos, uma das vizinhas que tinha ouvido falar do projeto chegou com 50 centavos para comprar um copo de limonada. Duas vezes o preço que minha filha originalmente estava pensando em cobrar.

“Mas é de graça” Sophia disse a ela.

“Tudo bem. Eu quero te pagar pela limonada”, ela respondeu.

Sem saber o que fazer com o dinheiro, Sophia colocou-o num copo e colocou o copo na mesa (onde todos podiam vê-lo).

Não demorou muito, mais vizinhos apareceram, cada um dando a ela pelo menos 50 centavos. Quando um carro passava, ela pulava pra cima e pra baixo e gritava, “Limonada grátis” torcendo para que parassem.

Na maior parte das vezes eles não parávam. No entanto, em certo momento, um parou e o motorista lhe entregou 3 dólares por seu copo de limonada – 1.100 porcento mais do que se ela tivesse seguido a sugestão do pai dela de 25 centavos por copo.

No fim do dia, Sophia tinha ganhado surpreendentes oito dólares com sua barraca de limonada “grátis”.

No fim das contas, eu percebi que mesmo que minhas lições iniciais de negócios não tivessem ‘colado’ com minha filha, eu aprendi muito sobre marketing.

Aqui estão nove dicas de uma barraca de limonadas que você pode usar para marketar seus serviços:

1. Dê algo de graça às pessoas e elas se sentirão obrigadas a devolver o favor

Quando você ajuda alguém, isso cria um desejo natural de devolver o favor. Como web designer, dê dicas úteis em seu blog, participe em fóruns oferecendo conselhos e ajudando os não-designers, compartilhe idéias no Twitter. Ao fazê-lo, você não somente criará confiança, mas também desenvolverá relacionamento com petenciais clientes.

2. Dê a seus clientes em potencial um gostinho de sua oferta

Ofereça temas ou templates de graça com fácil upgrade para versões “pró”. Forneça gráficos grátis que indiquem uma identidade potencial ou pacotes de “branding” ao mesmo tempo em que demonstra sua criatividade. Apenas tenha a certeza de fazê-lo bem feito. Quando os usuários se empolgam com o produto base, eles têm maior tendência a fazer o upgrade.

3. Faça-o “Extra Especial”

Não ofereça só limonada. Adicione um raminho extra de menta. Torne tudo o que você faz em algo “extra especial” e os clientes perceberão. Eles não somente voltarão para mais, eles também dirão aos amigos.

4. Não tenha medo de dizer aos seus “Vizinhos” (Network!)

Uma das primeiras coisas que minha filha fez quando abriu sua “barraca de limonada” foi correr até a casa ao lado e dizer ao vizinho. Depois de tomar sua limonada, ele ligou para dois outros vizinhos para falar-lhes da barraca de limonada – ambos os quais vieram logo em seguida com “donativos”. Não tenha medo de dizer aos amigos e colegas sobre seus serviços. Nunca se sabe, eles podem falar com seu próximo grande cliente mais tarde.

5. Faça o que precisar fazer para ser visto

Não foi suficiente apenas colocar um cartaz. A propaganda de minha filha consistia em pular pra cima e pra baixo gritando “limonada grátis” aos carros que passavam. Mesmo isso parecendo um pouco radical, funcionou. Como você está “gritando” sobre o seu negócio?

6. Seja persistente

Mesmo que a maioria dos carros passassem direto, minha filha não desistiu. Finalmente, depois de muitas tentativas sem sucesso, um deles parou mesmo —duplicando sua receita do dia.

7. Crie antecipação (expectativa)

A primeira cliente de minha filha sabia de seu projeto e estava lá assim que abriu. Não apenas lance seu novo web site, deixe as pessoas saberem que ele está vindo. Deixe dicas, mostre imagens dele, deixe-os ansiosos pelo grande dia.

8. Encontre bons parceiros

O irmãozinho de minha filha não parava de beber a limonada – não era o melhor parceiro. No entanto, sua amiga do fim da rua estava lá com ela pulando pra cima e pra baixo e gritando, duplicando seus esforços de propaganda.

9. Divulgue sua popularidade

Uma vez que o copo de minha filha começou a se encher de moedas, as pessoas ficavam mais propensas a “doar”. Não tenha medo de divulgar sua popularidade. Coloque contadores de download, comentários e números de assinantes em locais visíveis. Apenas tenha a certeza de que os números sejam altos o suficiente para garantir um pouco dessa divulgação.

0 comments:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More