Orkut novo, estratégia velha! Funciona?

orkut_163871o_homepage_pt O pessoal do Google resolveu se antenar às tendências da web, e ficar de olho mais aberto na concorrência, em especial do Facebook, como também do Twitter (concorrente indireto da rede social da gigante das buscas).

Ao notar que o Facebook havia começado a se movimentar com força para ganhar participação no mercado brasileiro das redes sociais, a equipe do Orkut resolveu agir, e não ficar esperando a “onça”, nem o “passarinho azul” (geeks me entenderam, certo?!) chegarem perto. E hoje, o novo Orkut (na verdade, grandes modificações de layout e funcionalidades) é lançado ao público.

Bem, o que a equipe de marketing do Orkut (leia-se, do Google) pensou para tentar divulgar esse novo lançamento? Bom, eles recorreram à uma estratégia antiga, ao que dizem “o Orkut voltou às origens”, e resolveram montar o esquema de liberação da versão somente mediante convites de amigos que já estejam utilizando o novo layout. Foi assim que surgiu o Orkut, e agora estão tentando fazer o mesmo com essa nova versão.orkut_163872g_invitations_pt

Mas, isso funcionará? Já tenho notado bastante gente revoltada com essa velha estratégia em alguns comentários bastante incorformados que li no Twitter. Como também tenho notado um monte de gente desesperada para conseguir um convite, assim como eu (viciado em testar novas interfaces e novidades web).

Em minha humilde opinião, dá quase na mesma. Os usuários viciados em Orkut ficarão extremamente ansiosos por receber um convite e praguejarão contra o Google com todas as forças até receberem o que querem. Os usuários ocasionais provavelmente nem sabem que haverá uma nova versão, e acho que pouco estão ligando para isso. Assim, acredito que o Orkut deveria ter simplesmente feito como o Facebook, quando também ficou de cara nova, e liberado a nova versão de uma vez, sem frescuras. Mas, colocando a opção de aceitar ou não a nova versão (como fez o Yahoo! quando mudou sua interface de e-mail), pois no caso do Facebook, tem muita gente até hoje reclamando pra voltar à versão antiga.

Apenas acho que há estratégias e estratégias, e momentos de aplicá-las. Ao que me parece, a estratégia de liberação de um produto web mediante convites é mais apropriada no momento de lançamento de um produto/serviço, quando busca-se penetração no mercado. Quando você já tem uma participação bem definida e estabelecida nesse mercado, seu público geralmente está ansioso por novidades, e não quer ficar esperando ser convidado, sem qualquer noção de quando, como e por quem. Já tiveram de aguardar o dia do lançamento, agora tem de aguardar que uma boa almo os convide.

O ciclo de vida de um produto deve ser levado em consideração com bastante cautela para que se analise a melhor estratégia de divulgação de um novo release, modificação ou variação de produto. Cada fase desse ciclo de vida requer ações diferentes, levando em consideração o perfil do consumidor que o utiliza.

Enfim…acho que no fim das contas, o Orkut continuará a dominar o mercado de redes sociais brasileiro (caso o Facebook não encontre uma estratégia extremamente eficiente e inovadora), e qualquer insatisfação com essa forma de divulgação da nova versão não passará de um breve arranhão à imagem da marca no país.

Para mais informações, visite: http://www.google.com/support/orkut/bin/answer.py?answer=163871

2 comments:

Ótimo artigo.

Entendo a jogada dos convites, apesar de repetida, válida justamente pelo fato de gerar espectativa e a sensação temporária de exclusividade. Isso provoca todo burburinho que a Google quer, tal qual o artigo em questão.

Abraços!

Gabriel, obrigado pela participação!
Concordo com o que você disse...a estratégia gera esse falatório e atenção que o Google quer mesmo.
Fico pensando apenas em usuários, assim como eu mesmo, que já tiveram de aguardar pelo 'release' da versão, e agora tem uma espera ainda mais incerta sobre quando receberão um convite, etc.
Me preocupa se essa estratégia não desanimará alguns dos usuários mais frequentes, apesar de saber que assim que conseguirem um convite, provavelmente esquecerão a tensão da espera.
É uma estratégia arriscada, que se não for tomado todo o cuidado, pode abrir uma chance para o Facebook ganhar mais espaço.
Enfim, é questão de aguardar e ver no que vai dar, não é mesmo?!
Abs

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More