Estratégias de Marketing na Era da Inclusão Digital

Segue trecho de um artigo bastante interessante que encontrei no site Mundo do Marketing.

Tem-se observado grandes transformações na sociedade em decorrência da globalização e da rápida evolução tecnológica, o que impacta o consumidor que deixou de ser apenas um espectador para assumir um papel de protagonista da história. Sabe-se que cada vez mais ele interage com as marcas e as empresas, participando do processo de criação e lançamento de produtos, como no exemplo do novo Fiat Mio, podendo influenciar seu sucesso.

Essa interação gerada pela internet, principalmente pelas das redes sociais, é a grande responsável por esse movimento. Porém, não se pode esquecer que, para parte da população, tudo é ainda muito novo. No Brasil, a venda de computadores teve um crescimento espantoso: somente em 2008, somou mais de 12 milhões de equipamentos e estima-se que a metade foi destinada às classes de baixa renda, ou seja, um público que busca soluções mais simples, o que exige da indústria e do varejo uma readaptação, tanto em produtos, como serviços, para facilitar seu acesso.

Uma das conseqüências dessa inclusão tem sido o crescimento significativo do e-commerce, que deverá totalizar mais de R$ 10,5 bilhões em 2009, crescimento de 25% sobre 2008, sendo esse um período de crise econômica mundial! Não se pode esquecer o acesso aos celulares, hoje com uma base aproximada de 165 milhões de aparelhos, praticamente 80% pré-pagos e cuja evolução está longe do fim, tendo em vista a troca freqüente por novos modelos.

Leia o artigo original na íntegra: http://www.mundodomarketing.com.br/3,11686,estrategias-de-marketing-na-era-da-inclusao-digital.htm

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