Halls e Embalagem Derretedora

Estreando a seção "Erros de Marketing" no blog, o post escolhido é sobre a questão do Halls, produzido pela Cadbury Adams (adquirida em 02 de Fevereiro de 2010 pela Kraft Foods). E o problema é: a embalagem derretedora de Halls!


ERRO

Esse é o clássico erro de Gestão de Produto! Alguém na gestão de produto anda um pouco distraído, ou querendo cortar custos através do uso de materiais mais baratos, ou mesmo relaxando na verificação de qualidade geral do produto. Mas, a questão é que a Adams andou falhando aí! O problema, já percebido há um bom tempo por mim, e confirmado em conversas com diversas outras pessoas, é que a embalagem do Halls começa a derreter sob algum calor.

Algumas pessoas, como eu, costumam colocar suas embalagens de Halls no bolso, por motivos de praticidade, ou escolha pessoal mesmo. Porém, com o calor do corpo, a embalagem de Halls perde aderência de suas cores, que acabam saindo todas nas mãos do consumidor, e são relativamente chatas de limpar. A mão do consumidor fica cheia de partículas prateadas e da cor do Halls que estiver consumindo. Algo bastante chato e irritante!

RISCO

O risco corrido pela marca Halls, aqui, é bastante óbvio: cansados de ter de ficar limpando as mãos toda vez que consomem o produto, o consumidor de Halls pode optar por rapidamente trocar o Halls por outra marca que não lhe ofereça o mesmo desconforto, ou simplesmente parar de consumir esse tipo de produto, optando por algum similar, ou mesmo outra categoria de produtos. Ou seja, queda de receita para a Adams, ou melhor, para a Kraft Foods agora.

SOLUÇÃO

Mais um vez, algo simples: prestar mais atenção no controle de qualidade! Tomar cuidado, daqui em diante, com a gestão de produto, utilizar pigmentos que não descasquem na embalagem, etc. Algo que me parece bastante simples sob o ponto de vista de produção (não imagino que altere tanto o custo de produção, ou algo do tipo), mas que pode garantir a fidelidade dos consumidores à marca, mantendo a receita conquistada...

0 comments:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More