Brahma e Zeca "Digital"

Hoje em dia fazer marketing de qualidade não é fácil...são tantas plataformas e meios de mensagem com os quais se preocupar, "buzz" quase imediato e com "vida própria" devido à internet e ao poder de seus usuários, e assim por diante.

Mas, uma das coisas mais complicadas, que poucos sabem utilizar, é divulgar seus diversos meios de interação com o público de forma "custo-efetiva". Já vi empresas criarem comerciais de TV simplesmente para anunciarem o novo site da marca ou rede social em que estariam, e coisas do tipo. Claro, a maioria que fez ações do tipo deu tiro n'água. Afinal, quem se interessa, ou lembrar-se-á, de um comercial sobre outro meio de mengagem a acessar?! Bobagem!

Mas, entre outros casos recentes, a Brahma conseguiu um desses acertos bem-afortunados.

ACERTO

A Brahma, ao invés de criar um comercial de TV apenas para divulgar o site promocional na grande rede, aproveitou um comercial do produto (relativamente divertido, afinal não se pode agradar a gregos e troianos) e apresentou seu site promocional. Ou seja, com um investimento único, fez duas propagandas: divulgou o produto, como de hábito, e divulgou o site promocional, seu outro meio de mensagem.


OPORTUNIDADES

Ao fazer isso, a Brahma evita elevar custos com divulgação redundante, evita dispersão de mensagem, otimiza sua propaganda, maximiza seu retorno (ROI) com a ação de mídia em questão.
Utilizar o meio de informação a seu favor, e não contra, traz grande vantagem para o anunciante, pois condensa a mensagem, facilitando a captação da mesma pelo consumidor. Muito mais prático, efetivo, eficiente, tanto em questão de objetivos como de custos.

CONCLUSÃO

Ponto positivo para a Brahma, que utilizou bem seu tempo de mídia televisiva, divulgando produto e veículo secundário de interação com o consumidor numa só tacada. Não sei quais os resultados da ação, mas como consumidor de mídia, minha impressão é de que os resultados podem ter sido bons, muito melhores do que se houvessem ocorrido ações de marketing separadas para cada propósito.

0 comments:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More