Marketing Reverso

356572-27015-15 Apesar do nome, Marketing Reverso não é (ainda) como Engenharia Reversa, onde uma empresa adquire um produto de uma concorrente e busca descobrir sua tecnologia analisando o produto, desmontando-o por completo, ou seja, partindo do produto pronto para suas bases.

O Marketing Reverso baseia-se no conceito de trazer o cliente para a empresa, ao invés de forçar a empresa para o cliente. Ao invés de empurrar um produto para seu público alvo, faz-se com que ele se interesse pelos produtos da empresa através de alguma técnica de convencimento discreta.

Um exemplo bastante discutido no momento sobre Marketing Reverso é o caso da empresa de cosméticos Dove, que, de certa forma, afasta-se do modelo tradicional do segmento com o uso de belíssimas modelos fazendo seu público pensar que precisa dos produtos para serem bonitas. Dove, em suas campanhas, busca dizer às mulheres o quanto elas já são bonitas, e usa “modelos” mais próximas das mulheres do cotidiano. E através de algum tipo de ‘psicologia reversa’, dizendo às mulheres que não precisam de cosméticos para serem bonitas, acabam por fazer com que essas busquem os produtos da empresa.

Claro, não é tão simples quanto parece. Não basta agora sair dizendo aos seus clientes que eles não precisam do seu produto. Tudo faz parte de um plano muito bem estudado, envolvendo estratégias de promoção, preço, distribuição, etc.

Enfim, fato é que as técnicas de marketing reverso parecem estar trazendo muito bons resultados às empresas que as estão utilizando no momento.

Interessou-se?! Então leia um pouco mais sobre o assunto aqui:
http://www.buzzle.com/articles/what-is-reverse-marketing.html

2 comments:

Na verdade marketing reverso é uma estratégia que visa o mercado fornecedor.

O colega acima está correto, são estratégias do marketing para o mercado fornecedor

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More