Bandas de rock demonstram bom uso de marketing

vinyl_800_600 Algumas bandas de rock tem demonstrado maior consciência sobre a importância do bom uso do marketing online e de mídias sociais do que muita empresa de renome no mercado.

Tomemos como um primeiro exemplo a banda Metallica, que permite que o usuário troque o “skin” (funcionalidade para um usuário poder trocar a “roupa” de um aplicativo ou site) de seu site de acordo com o álbum ou “tour” da banda que mais lhe agrade. Claro, coloquei o skin do clássico Black album (acesse o site e escolha seu skin favorito: http://www.metallica.com/).

Busquei na web para ver se alguma outra banda utilizava isso também, mas inicialmente não encontrei. Na verdade, não busquei somente pelos skins, mas pelas funcionalidades de interação com o usuário.

O site do Metallica não somente permite a troca de skins, mas apresenta uma boa variedade de “goodies” para os fãs, como downloads, músicas, e assim por diante. Compare o site do Metallica com outra banda que gosto muito, o Iron Maiden: http://www.ironmaiden.com/

Outro exemplo clássico de bom uso do marketing, especialmente o online e de mídias sociais, é o já citado U2, que recentemente fez algo inovador em parceria com o YouTube, disponibilizando um show “ao vivo” para ser assistido por usuários no mundo todo via web.

Enfim, a grande questão é que o bom uso da web para fins de marketing não tem limite de segmentos ou tipo de negócios, e o importante é buscar formas interessantes e inteligentes de agradar seu público alvo, entendendo-o, descobrindo o que ele quer, ou mesmo surpreendendo-o com inovações criativas e de bom gosto.

0 comments:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More