Case: Saveiro 2009 (Volkswagen)

Saveiro2009_Volks Por falar em cercar o cliente, essa semana me deparei com uma campanha de marketing da Volkswagen para a nova Saveiro 2009. Ao acessar meu MSN, a famosa janela do “MSN Hoje” abriu, com o anúncio da Volks lá. Fiquei curioso e cliquei. E confesso que me surpreendi, de forma positiva, claro!

A equipe de marketing da Volks (e/ou a agência de publicidade deles) está de parabéns pela campanha. Fizeram bem a lição de casa e criaram uma campanha modelo em termos de marketing digital/online.

Como eu havia mencionado em meu post anterior, é preciso saber “cercar” o cliente, e oferecer-lhe diversas opções das quais ele possa escolher. É preciso evitar a geração de “becos sem saída”, como campanhas que simplesmente páram num simples anúncio online, e não levam o cliente, ou cliente potencial, a canto algum. Afinal, com as possibilidades disponíveis nos meios digitais de hoje, o público de sua campanha espera formas de possível interação, obtenção de informações de qualidade, promoções, e assim por diante.

Mas, direto ao ponto. Ao clicar no anúncio da nova Saveiro, o usuário “dá de cara” com um sujeito que o “desafia” a escolher um destino a se chegar. E melhor, o anúncio não é estático, mas dinâmico, e o sujeito que fala com o usuário está em formato de vídeo, o que dá mais dinamismo à peça. Ou seja, a Volks conseguiu criar um “call-to-action” ativo que envolve o usuário.

Dentre as opções de destino oferecidas, o usuário pode conferir paisagens, vídeos e detalhes do carro. Até aí, poderia parecer uma campanha online corriqueira, mas a Volks não se limitou ao uso do próprio website, e usou diversos recursos e “sites” web para sua campanha. Ao clicar em Paisagens, o internauta é levado a um Fotolog da campanha, onde pode ver paisagens com a Saveiro 2009 como protagonista, claro. Em vídeo, chega-se ao Videolog da campanha, e o usuário assiste ao vídeo do comercial da nova Saveiro. E assim por diante.

E como todo bom marketeiro sabe, deve-se ultrapassar os limites e levar o cliente potencial além de suas expectativas. Uma das ações que a Volks realizou de mais criativo, por exemplo, foi levar o usuário ao site da fabricante das botas que o protagonista da campanha usa, oferecendo um desconto para os interessados.

A Volkswagen, assim, colocou em ação uma campanha criativa, envolvente, que fala com seu público-alvo de maneira informal e convidativa, aproximando-se dele. Daí em diante, sua força de vendas é quem deve entrar em ação para consolidar aquilo que o marketing conseguiu plantar. Mas, o que importa é que a campanha é coesa, o branding é mantido em bom tom, e a empresa demonstra que está antenada com as últimas tendências e com seu público.

Enfim, esses foram meus “2 cents” sobre a campanha em questão. Não me alongarei muito por aqui, afinal poucos querem um post de blog extenso. Mas, acessem a campanha e tirem suas próprias conclusões. Creio que, como eu, também gostarão do que é apresentado.

Acesse: http://saveiro2009.tempsite.ws/

0 comments:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More