Cercando o cliente...via web!

(por Daniel Corradini)


web-30-6Hoje em dia precisamos ser criativos para sobrevivermos nesse mercado cada vez mais competitivo e saturado. São muitas empresas concorrendo entre si, direta e/ou indiretamente, e em diversas ocasiões disputando o mesmo segmento ou nicho. O que fazer então?
Com criatividade, sempre há como darmos um jeito. Você pode seguir uma abordagem mais “Oceano Azul”, fortalecer seu marketing direto, ou aproveitar a onda web e seguir uma boa estratégia digital.
Importante mesmo é saber usar alguma estratégia de “cerco” ao consumidor, seja qual ela for (e seja em B2C ou mesmo B2B) – consumidores, por favor não me levem a mal, mas temos de sobreviver, e é esse tipo de estratégia que também garante seu emprego e a sustentabilidade da empresa onde você trabalha.

Fechando o cerco via web

A web nos abriu diversas portas de ação, com a oferta de inúmeras ferramentas e possibilidades para interagirmos com nosso público-alvo, de consumidores a parceiros e fornecedores. Porém, não basta apenas criar um blog corporativo e ter website, achando que o serviço está feito.
É necessário criar uma experiência completa para o usuário, permitir que interajam com a empresa da forma que lhes for mais adequada e agradável, e garantir que não hajam fios soltos ou becos sem saída para sua audiência. Devemos pensar num ciclo completo e integrado, visando maximizar os esforços de negócios e proporcionar uma experiência transparente e amigável ao consumidor.
Se criar um Twitter para a empresa, garanta que o usuário beneficie-se disso, poste links que o levem ao seu website com conteúdo relevante para ele, seja uma oferta ou o acesso a informações úteis a sua vida, de modo que cheguem à sua empresa e possam ser convertidos em prospects e, posteriormente, em clientes. Enfim, explore as possibilidades e não deixe as coisas soltas ao vento.

Estudo de Caso – Dell Computadores

dell-logo-online-new Uma empresa que serve de ótimo exemplo do uso competente da web para fins de marketing e otimização dos negócios é a Dell Computadores.
Tendo se estabelecido no mercado como uma empresa que oferece aos seus consumidores computadores sob medida para suas necessidades, a Dell Computadores sabe conversar com seu público-alvo e proporcioná-los diversos canais de comunicação e acesso à empresa, fortalecendo sua divulgação e ofertas.
Em primeiro lugar, o site da empresa é muito bem desenhado e amigável ao usuário, prático e fácil de usar. Com alguns poucos cliques, o usuário seleciona o tipo de computador em que está interessado (uso doméstico ou empresarial, laptop ou desktop). Ainda, mantém uma área bem localizada com as promoções disponíveis no momento, que são constantes.
Ainda no site da empresa, o usuário pode facilmente compartilhar páginas e ofertas com amigos e colegas através de uma boa seleção de redes sociais online, como Multiply, Facebook, Twitter, entre outros. Também pode criar uma conta no site, e logar-se para sua área de usuário, facilitando sua volta ao website e controle de seus interesses, bem como uma forma de manter-se antenado nas ofertas da Dell para futuras compras – afinal, os computadores ficam velhos cada vez mais rápido hoje em dia.
Saindo do ambiente corporativo, a Dell ainda mantém contas no Twitter, Facebook e Orkut, por exemplo, facilitando o contato do usuário com a empresa e vice-versa. Só para se ter uma idéia, o sucesso do Twitter da Dell foi tanto, que a empresa afirma ter ultrapassado a marca dos US$2 MI somente em vendas originadas via Twitter, além da rede social ainda ter gerado interesse por parte dos usuários em novos produtos da empresa (ver: http://blogs.usatoday.com/technologylive/2009/06/twitter-isnt-making-money-but-delltwitter-is.html).

E, para não deixar algumas estratégias online mais tradicionais de fora, a Dell também mantém uma newsletter periódica a seus usuários cadastrados exibindo novas ofertas, promoções, e por aí vai, jamais deixando de anunciar a seus leitores que a empresa tem suas comunidades nas redes sociais citadas.
Enfim, como havia dito antes, a Dell Computadores é um excelente exemplo de bom uso da web em favor dos negócios da empresa. E, mesmo que você possa pensar que isso tudo é válido no caso do negócio da Dell, mas talvez não no seu, que seu público é conservador demais para isso, pense bastante mesmo antes de chegar a essa conclusão. Há diversos exemplos bem-sucedidos por aí de estratégias web de sucesso nos mais variados segmentos, até mesmo no caso de regulamentações tributárias federais e os provedores de soluções nesse segmento, como é o caso do portal http://www.spedbrasil.net/, iniciado por um dos principais players nessa área. Seja sua empresa uma integrante do mercado B2B, B2C, ou mesmo B2Gov, sempre há como tirar proveito da web para fazer o marketing do seu negócio!

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