Sua estratégia de fidelização funciona?

Há um bom tempo atrás, após passar pelo caixa de um supermercado conhecido, a atendente me perguntou se eu tinha o cartão da loja (parte de um programa de fidelização). Como não tinha, e não vi mal algum em tê-lo, resolvi preencher o formulário para solicitação do tal cartão. Minutos depois já o tinha em mãos, e fui pra casa pensando em que tipo de benefícios ele poderia me trazer.

Quando tive de fazer compras novamente no tal supermercado, novamente a atendente me perguntou se eu tinha o cartão da loja. Dessa vez eu tinha! Estava satisfeito em poder utilizá-lo e, quem sabe, ganhar pontos no programa de fidelidade, ou desconto em produtos.
Estava satisfeito até perguntar à atendente pra que servia aquele cartão. Ela não soube responder. E o mesmo aconteceu por diversas vezes posteriormente. Nenhum atendente sabia responder pra que servia aquele cartão de fidelidade, apesar de serem obrigados a perguntar a todo e qualquer cliente se tinham o tal cartão antes de passarem pelo caixa.

Muitos meses depois, e após muitas queixas bem-humoradas, finalmente apareceu uma oportunidade de usar o bendito. Havia quase uma dezena de produtos com descontos para quem tivesse o cartão de fidelidade. Pouco tempo depois, para nada mais ele servia, novamente.

Então, eu fico me perguntando. Para que se dar a todo o trabalho de criar um programa de fidelização de clientes, se não se pretende dar uso a ele, ou inventar alguma rara promoção que não será continuada? Será que só por que outros estão fazendo, devemos nos apressar em montar uma contra-estratégia,só por fazer?

Acredito que, se temos a intenção de colocar algo em prática, devemos fazê-lo direito. Afinal, não se pode enganar os clientes por muito tempo, ao menos não sem sofrer as consequências posteriormente, como já dizia Bob Marley ("you can fool some people for some time, but you can't fool all the people all the time").

E você? O que acha disso tudo?
Deixe seu comentário!

0 comments:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More