Marketing de Guerrilha - você já usa?

"O termo marketing de guerrilha vem da guerrilha bélica, ou seja, é um tipo de guerra não convencional no qual o principal estratagema é a ocultação e extrema mobilidade dos combatentes, chamados de guerrilheiros. Em geral, táticas de guerrilha são usadas por uma parte mais fraca contra uma mais forte como. Se por um lado os guerrilheiros muitas vezes carecem de equipamento e treinamento militar adequados, por outro contam com a ajuda de populações que os defendem e com ataques-surpresa ao inimigo, sem necessidade de manter uma linha de frente.

Por princípio, as ferramentas de Marketing de Guerrilha são utilizadas por empresas menores com o objetivo de combater grandes concorrentes ou simplesmente sobreviverem. O Marketing de Guerrilha, como descrito por Jay Conrad Levinson no seu popular livro Guerrilla Marketing de 1982, utiliza-se de maneiras não convencionais para executar suas atividades de marketing e com orçamentos “apertados”. Levinson diz que pequenas empresas empreendedoras são diferentes de empresas grandes. Ele menciona um artigo da Harvard Business Review de Welsh e White que diz que pequenos negócios não são versões menores de um negócio grande. Por causa da falta de recursos dos pequenos negócios, estes precisam utilizar diferentes tipos de estratégias de marketing e táticas." (trecho retirado de artigo sobre Marketing de Guerrilha na Wikipedia)

Desculpem-me pelo tamanho do texto, mas como é a primeira vez que tratamos do assunto aqui no MKT InfoSpot, julguei necessário explicitar um pouco mais o que é marketing de guerrilha, para aqueles que possam ainda não estar familiarizados com o assunto.

O marketing de guerrilha é uma estratégia de marketing alternativo que se utiliza de diversas ferramentas de baixo custo para atingir seu público-alvo de forma efetiva e, principalmente, a baixo custo. Algumas dessas ferramentas são:
  • Marketing viral;
  • Buzz marketing;
  • Marketing de emboscada;
  • Astroturfing;
  • outras.
Em outros posts futuros discutiremos mais o Marketing de Guerrilha, e falaremos de estratégias utilizadas por empresas conhecidas.

Mas, lembre-se: participe do nosso blog deixando comentários com sugestões, opiniões, etc.
Abraços.

0 comments:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More