O que é o Marketing

Como o público da web, e do próprio Caos de Marketing, é variado, acredito ser válida uma consideração inicial sobre o que vem a ser marketing.

Por incrível que pareça, com exceção dos profissionais da área, são poucas as pessoas que sabem o que marketing realmente é. Já tive a oportunidade de constatar, por diversas vezes, que um grande número de pessoas (inclusive em cargos de alta gerência) ainda confundem marketing com propaganda, ou com telemarketing.

Certa vez, por exemplo, para evitar confusões em determinada tarefa, indaguei a um proprietário de empresa da área financeira o que ele entendia por marketing, e se ele sabia que propaganda é apenas uma pequena parte das atividades relacionadas ao marketing. Ele me respondeu que, para ele, propaganda estava relacionada a coisas como outdoors, cartazes, etc., e marketing a divulgação em geral de produtos nos nichos adequados. Pois é, muita gente pensa assim.

Então, o que é marketing? Há muitas definições disponíveis, mas nenhuma definitiva ainda.

De acordo com a American Marketing Association:

“marketing é o processo de planejar e executar a concepção, a determinação do preço, a promoção e a distribuição de idéias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais.”

Você pode encontrar outras definições na Wikipedia e na web em geral.

E a que aplica-se o marketing?

Pode-se aplicar o marketing a bens, serviços, eventos, experiências, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações, idéias.

Também há diversos tipos de marketing, como de relacionamento, radical, alternativo, integrado, de bens, holístico, socialmente responsável, e assim por diante.

0 comments:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More