MySpace e estúdio de Hollywood em ação de guerrilha

Focadas nas pequenas e médias empresas, as estratégias de guerrilha - alternativas de baixo custo em relação ao marketing tradicional - começam a ganhar força entre as grandes empresas.
Recentemente, para o lançamento do filme "Ela dança, Eu danço" (Step Up, 2006), a produtora do longa contou com uma estratégia alternativa de divulgação para o filme, além da mídia convencional.

Visando atingir o público-alvo (principalmente adolescentes e jovens) diretamente em seu terreno habitual nos tempos atuais (a internet e as redes sociais), a produtora montou uma página do filme no MySpace (site de relacionamento extremamente popular), onde lançou um concurso de dança para os membros do site (http://www.myspace.com/stepupmovie).
Os interessados deveriam postar um vídeo pessoal de dança no MySpace, e os mais votados ganhariam uma pequena participação no filme e em um vídeo clipe de artista da trilha sonora.

A eficiência desse tipo de estratégia é alta, pois utilizou-se um recurso gratuito diretamente ligado ao público-alvo (permissões especiais de uso pela administradora do MySpace são desconhecidas), numa campanha em sintonia com o tema do filme. Uma forma de medir o sucesso da campanha é conferir o número de vídeos enviados ao MySpace para tal concurso.

É assim que o marketing de guerrilha vai ganhando cada vez mais adeptos, entre grandes e pequenos empreendimentos, possibilitando alívio no orçamento de marketing no tangente a promoção, ganhando a participação mais engajada dos próprios consumidores - o que traz uma enorme vantagem de custo-benefício às empresas que adotam tal tipo de estratégia.

Se você souber de mais alguma campanha de marketing alternativo de sucesso, poste nos comentários e, quem sabe, até postemos um artigo sobre ela.
Deixe também suas opiniões sobre o assunto. Participe!

Abraços.

0 comments:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More