Não esqueça o essencial da estratégia

Está aí um "reality show" interessante de ser assistido, principalmente por pessoas de negócios. E aproveitando sua exibição, podemos utilizar alguns temas exibidos no programa para nossas discussões aqui, no MKT InfoSpot.

No 3º episódio da temporada, as duas equipes participantes tiveram de administrar, cada uma, um hotél no litoral norte de São Paulo.

A equipe vencedora (Ello) colocou a mão na massa e realizou um gerenciamento bastante satisfatório, sem grandes ações promocionais.

Já a equipe derrotada (Adapt) tentou implementar uma estratégia de promoção mais agressiva, com passeios de barco para os hóspedes (sorteio), etc., mas esqueceu-se dos ítens essenciais: não havia jantar servido após determinado horário, havia demora no atendimento aos hóspedes, entre outras falhas.

Acredito que esse seja um problema que atinge boa parte dos profissionais de marketing ou de gerência de negócios em muitas empresas: a falta de atenção com o que é realmente essencial.

Não adianta criar estratégias mágicas de promoção para um produto, ou serviço, se esquecermos de dar atenção às questões essenciais pertinentes ao negócio. Caso contrário, tem-se uma linda promoção/divulgação para algo que não funciona direito.

Mas, será que é tão difícil assim prestar atenção nessas pequenas coisas importantes no dia-a-dia corporativo?! Será também difícil avaliar o que é prioridade e o que não é? Isso pode parecer algo óbvio, mas ainda encontramos muitas empresas por aí deparando-se com esse problema.

Ainda me pego tentanto imaginar porque isso acontece. Será falta de preparo dos profissionais e empreendedores? Ou o problema é ainda outro?
Deixo aí minha pergunta, e espero poder contar sua participação nessa discussão.

Abraços.

0 comments:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More