YouTube, Ridley Scott e LG em ação inovadora!

Bom, estava eu aqui trabalhando e navegando a internet ao mesmo tempo, como de costume, quando me deparo com, no YouTube, a figura de um globo terrestre ao lado do logo do YouTube. E, dentro do globo, um número: 3. Fiquei curioso, mas continuei trabalhando (isso já era perto de meia-noite). Após a meia-noite, acabei parando no YouTube novamente, para ouvir umas músicas, e eis que olho pro tal globo ao lado do logo do site novamente, mas o número havia mudado: agora, era um 2. Que estranho! 





Cliquei no globo (clique na imagem acima para ampliá-la), e como já imaginava, fui levado a outra página do site, alguma promoção já era esperada...mas, essa é bem curiosa!

Bom, há tempos atrás, o YouTube em parceria com a banda U2 já haviam realizado algo incomum, um dos primeiros shows de rock sendo transmitido ao vivo, online! Agora, o YouTube em parceria com algum diretor ou estúdio de cinema fará outra coisa incomum: um documentário ("A Vida em Um Dia") utilizando vídeos feitos por usuários do YouTube!

A Ação

Pois é, a coisa é bem simples! Quem quiser participar deve apenas gravar um vídeo mostrando um trecho de um período de 24h de sua vida. Os vídeos selecionados serão editados e montados em formato de documentário, que será exibido no festival de filme de Sundance, em Janeiro de 2011. Bom, o filme será dirigido por Kevin Macdonald, e produzido por ninguém menos que o famoso diretor de Holywood Ridley Scott (de filmes como Gladiador e do clássico Blade Runner). E vale dizer que o filme está sendo patrocinado pela LG, que até que encontrou uma forma bastante inteligente e bem pensada para promover suas câmeras e celulares equipados de câmeras.

Ah, e a propósito...porque os números 3, depois o 2 dentro do tal globo?! Porque faltavam 3 dias, depois 2 dias para terminar o prazo para envio dos vídeos. Ou seja, no momento em que escrevo este post ainda há tempo de gravar e enviar o seu, e quem sabe participar do documentário, e ter seu nome incluso nos créditos.

O Marketing por trás da ação

Mais uma vez, está aí um exemplo de uma ação criativa e que pode trazer bons resultados, de uma forma ou de outra.

O YouTube continua demonstrando porquê é o líder em compartilhamento de vídeos, com milhões de usuários acessando o site todos os dias, das mais diversas formas, e com os mais diversos motivos.
Ridley Scott e o diretor Kevin Macdonald podem mostrar-se como cineastas inovadores, fazendo algo "novo" envolvendo a World Wide Web.
E, a LG encontrou uma forma bastante interessante e proveitosa de promover seus produtos, associando-se à idéia de inovação, de estar "up-to-date" com as tecnologias e tendências mais atuais. Isso se ainda não tenha sido a própria LG a propor tal produção cinematográfica. Um exemplo de bom uso do marketing online e de mídias sociais!

OK, e para quem ainda não achou o link da página dessa promoção do site dentro do post ainda, aqui vai:
http://www.youtube.com/lifeinaday

Adendo pós-post inicial

E, logo após eu haver publicado inicialmente esse post, acabei participando, indiretamente, da promoção dessa campanha!


(OK, se não viu direito o banner da campanha dentro do meu blog ainda, vai, aqui em baixo, uma imagem ampliada do banner, que ao clicar você verá em tamanho original, grande!)


Ao verificar meu post, após tê-lo publicado, notei que o banner do Google AdSense, que utilizo no topo deste meu blog, estava exibindo a chamada para a ação do YouTube com o tal documentário do Ridley Scott...e é assim que se divulga uma campanha voltada para as mídias sociais: através das próprias mídias sociais. Claro, isso é óbvio! Mas, acredito que ainda haja muita gente, muito profissional de marketing por aí, se perguntando por quê ainda não viram uma chamada para uma campanha desse porte na televisão ou algum outro meio convencional!

0 comments:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More