Manipulação da Informação e as Empresas

Algo que preocupa qualquer empresa que se preze, já há muito tempo, e ainda mais em tempos de Internet, é a reputação da empresa frente a seu público em geral. E cuidar da reputação da empresa faz parte de um trabalho complexo, especialmente nos dias atuais, uma vez que ninguém pode ter controle absoluto sobre o que se fala da empresa, ainda mais sobre os comentários online. Há até mesmo sites especializados em reclamações por parte dos consumidores, e as notícias se espalham rapidamente por outros sites sociais.

CASO

Um caso relativamente recente, e que deu o que falar na mídia e entre as diversas mídias sociais e seus usuários, foi a questão da segurança de dados dos usuários do Facebook. Um dito "especialista em segurança" publicou uma lista contendo os dados pessoais de milhões de usuários do site, dizendo que a segurança de dados no Facebook era falha, e que as pessoas estariam sujeitas a risco de terem suas informações (até mesmo endereço, nome, etc.) expostas a pessoas mal-intencionadas.

O Facebook teve um grande "pepino" em suas mãos, tendo de fazer um grande trabalho de relações públicas para tranquilizar sua base de usuários. E, o que mais chama a atenção nesse caso, é que a informação divulgada pelo tal especialista era totalmente tendenciosa e manipuladora. Isso porquê o tal especialista falhou em divulgar que as informações às quais ele teve acesso eram informações que os próprios usuários haviam classificados como informações públicas, ou seja, disponíveis a qualquer um que quisesse vê-las.

OK, nesse ponto podemos até levantar a questão de que o Facebook poderia ter feito um melhor trabalho de educação de seus usuários quanto à proteção de seus dados utilizando as configurações do site. Ou mesmo, o Facebook poderia ter uma política de proteção automática de dados mais avançada, tendo como padrão o bloqueio dos dados, tendo o usuário que alterá-las, caso quisesse que estivessem publicamente disponíveis. Não fiz um estudo aprofundado, ainda, sobre as políticas de acesso de dados do Facebook, apenas menciono aqui as melhores práticas que devem ser adotadas.

A QUESTÃO

De qualquer forma, a notícia que foi criada em torno da questão de segurança de dados do Facebook causou grande insegurança por parte dos usuários do site. Cheguei mesmo a ter conhecidos que se mostraram extremamente preocupados com a utillização do site, usando tal informação como motivo para não utilizar mais o site. Quando tentei explicar a questão, afirmavam que tinham lido algo a respeito e se recusavam a ouvir meus argumentos, como se houvesse algum tipo de "conspiração informacional" da qual eu não tivesse conhecimento.

Enfim, isso mostra o quanto o uso das informações tem um papel importante, como sempre tiveram, para pessoas e empresas em todo o mundo, e que a forma como lidamos com ela é crítica para o sucesso de qualquer empreendimento. A realidade da internet hoje, e das mídias sociais, dão mais poder aos usuários dessas redes, e toda empresa atual deve estar preparada para lidar com quaisquer adversidades que surjam na grande rede, e fora dela. Não é um trabalho fácil, mas com planejamento e metodologia adequados, é possível ser feito, e mesmo reverter as situações mais complicadas.

0 comments:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More