Que "bendita" matriz é essa...

Não sei quanto a vocês, mas eu adoro teoria! Também gosto bastante da prática.
O problema é que teoria e prática não foram feitas uma para a outra, e esse negócio de final feliz só existe em contos de fadas.

Um dia desses estava tentando montar uma BCG (a matriz do Boston Consulting Group, não a vacina)...caramba!!! Na teoria, não há coisa mais fácil. Mas, vá tentar colocar isso na prática, e obter dados como market share, e outros. Se você não pode contar com orçamento para pesquisa primária, e tem de sondar a internet atrás de um mercado amplo, pouco segmentado...boa sorte! Vai precisar dela!

A grande questão é achar dados confiáveis com que se possa trabalhar, afinal...de que adianta montar a coisa se não tiver qualidade?!

Enfim, daí parti pra rota de fuga tradicional: juntar dados genéricos de mercado e criar o "Frankenstein" informacional pra montar a tal joça. Não foi tarefa fácil, mas foi "fazível"!
Visitas ao site do IBGE pra cá, entra no site de associação de mercado específico ali, fuça os sites dos concorrentes acolá...pronto. Matriz "em ordem" (esperamos!).

Bom, quem diz que vida de marketeiro é fácil, não é mesmo?!
Só não entendo porquê, num ambiente tão vasto e livre como a internet, não conseguimos encontrar informações mais acessíveis e de qualidade.
Acho que já está mais do que na hora de nos unirmos para criar um repositório de informações de (pelo menos boa) qualidade, abrangente, acessível.

Há tantas ferramentas disponíveis por aí para facilitar a nossa vida, mas pouca gente as usa. Porque? Será que o medo da competição é tão grande que achamos que qualquer pedacinho de informação deve ser guardada a sete chaves?!
Seria muito mais fácil pra todos fazer uso dessas ferramentas e serviços, ao alcance de nossas mãos, para construir algo útil para todos.
Na web, há wikis, redes profissionais de relacionamento, grupos online, entre diversos outros, com a capacidade de arrancar o peso das costas dos pobres marketeiros, e pessoas de negócios em geral, de forma que o grande foco possa ser dado à estratégia. Essa, sim, é a chave! É a estratégia que vai contar.

Um baú de informações valiosas na mão de "parvos" profissionais não passa de um monte de informações estagnadas, completamente inúteis!
Já uma pocinha (do substantivo "poça" mesmo) de informações nas mãos de um bom profissional, podem virar o jogo para um negócio.

Meu ponto aqui é: temos de nos unir!
E se o medo é a concorrência, que nos unamos complementarmente então. Uma rede de profissionais não diretamente competidores entre si em busca de uma "Pasárgada" de informação.

Enfim, depois de várias cápsulas de pó de guaraná pra aguentar o tranco aqui, pode ser que eu esteja começando a dizer bobagens. Mas, fica aí a idéia. Afinal, nesse mundo de negócios, sempre dizem que "networking" é tudo, não é mesmo?!

Por falar nisso, em breve, se houver a possibilidade de adicionar um pouco mais de carga neste "burrico" aqui, o Caos de Marketing ganhará a companhia de uma série de veículos/meios/ferramentas adicionais. Aguardem (e torçam!)

Grande abraço!

0 comments:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More