Marketing não é...!!!

Segue aqui um rápido desabafo.

Marketing não é:
- telemarketing (não é!!!)
- propaganda (não é só isso!!!)
- publicidade (só um pedacinho!)
- outras coisas que não consigo lembrar agora!

O fato gerador dessa pequena "revolta" é que já cansei de confundirem marketing com outras coisas que não são marketing, ou que apenas são uma pequena parte do escopo de marketing.

Quando não perguntam, após dizermos que trabalhamos com marketing, se é cansativo ficar trabalhando ao telefone (acham que somos tele-marketing), associam-nos a meros criadores de cartazes e folhetos.

E isso acontece nas melhores famílias, ou melhor, nas "melhores" empresas.
Há chefes (não-marketeiros) que não param de nos solicitar o desenvolvimento de folders, peças de campanha, ou coisas do tipo. Não chegam a fazer idéia de pesquisas mais aprofundadas de mercado, e quando muito conhecem os 4Ps no máximo solicitam-nos que façamos uma breve descrição de cada (imagine citar os conceitos de 7 ou 8Ps então...rs).

O fato é que conhece-se pouco sobre marketing por aí, e isso precisa ser mudado.
Certa vez, numa conversa de negócios, com um parceiro, pelo rumo da conversa resolvi questionar para clarificar as coisas: "O que exatamente você entende por marketing e propaganda?"
Resposta do infeliz (apesar de ser gente boa): "Tipo assim, propaganda é quando trata-se de folders, folhetos, essas coisas. Marketing é quando mexe com "outdoors", comercial de TV, etc."
Dá pra acreditar numa coisa dessa?!

Grande abraço!

0 comments:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More