BSC - trabalhando a primeira camada (bottom-up)

Quão inteligente é sua empresa?! Qual sua capacidade de aprender, utilizar o capital intangível que possui?!

Essa é a grande questão para uma boa parte das empresas contemporâneas: como gerir o conhecimento, o capital humano e informacional da organização!

Todos estamos cansados de saber, de ler em artigos e pela web, de que cerca de 80% do real "valor" de uma empresa está em seus ativos intangíveis, mais especificamente em seu capital humano e informacional. Ou seja, está em sua capacidade de transformar informação contida na experiência e vivência de seus profissionais em um bem utilizável pela empresa.
Afinal, maquinários e propagandas não são o fator chave de sucesso para ninguém. Esses elementos podem auxiliar a alavancar o sucesso, mas este está nas mãos dos profissionais que, no dia-a-dia, transformam a rotina da empresa em receita.

Mas, como conseguir tirar proveito desse conhecimento, uma vez que ele é intangível ou, em outras palavras, "não pode ser tocado, visto"?! Como transformar esse elemento crítico em valor real?

Bom, quem tiver a resposta definitiva, me avise, pois também quero saber!
OK, brincadeiras a parte, há algumas formas de maximizar as chances de tirar proveito desse conhecimento.
Confesso não ser mestre ou doutor na área, mas algum "conhecimento" sobre o assunto pude reunir ao longo de minha experiência profissional.
As alternativas são várias, nem todas simples e fáceis, mas bastante viáveis com empenho, dedicação e boa vontade.

De maneira geral, deve-se fazer o óbvio: proporcionar o compartilhamento do conhecimento por todos na organização!
Deve-se favorecer um ambiente de troca de informações, de aprendizado, de crescimento...
Mas, como fazer isso?!

Para as empresas com mais "recursos", há inúmeras opções, desde uma política de RH e Endomarketing descentes a recursos tecnológicos de TI de última geração.
No que diz respeito à gestão de pessoas, garantir que a troca de informações e atitudes pró-ativas sejam sempre estimuladas, nunca coibidas.
Quanto aos recursos de TI, pode-se utililzar simples intranets (hoje em dia, dá-se preferência aos Portais Corporativos ou ECM), como também fazer o uso regular, estruturado e bem-definido dos sistemas específicos dos departamentos, ou mesmo da empresa como um todo, caso dos CRMs, DMS, ERPs, entre tantos outros.

As empresas menores, com menos recursos humanos e financeiros, podem adotar práticas simples de compartilhamento de conhecimentos e entrosamento da equipe, mesmo que seja com o tímido passo da criação de uma "caixinha de sugestões", pra começar.

O que importa é tornar a informação disponível a todos aqueles que dela precisam, seja para facilitar seu dia-a-dia, seja para aumentar a eficiência de equipe, etc. Pois, no fim das contas, facilitar a vida do profissional/funcionário, desde que haja boa vontade e dedicação de todos, significa gerar eficiência, eficácia e competitividade para a empresa.

Enfim, como eu disse, não sou um renomado expert no assunto, muito menos pretendo esgotar em um post de blog um assunto tão complexo. Mas, deixo aqui este ponto para reflexão e pesquisa.

Se pode ajudar-lhe em algo, deixo aqui alguns links úteis:
* http://pt.wikipedia.org/wiki/Balanced_Scorecard;
* http://pt.wikipedia.org/wiki/Intelig%C3%AAncia_Organizacional;
* http://www.paradigma.com.br/gestao-do-conhecimento-na-pratica/view;
* http://www.administradores.com.br/artigos/capital_intelectual_uma_vantagem_competitiva/21344/;
* http://www.administradores.com.br/producao_academica/ativos_intangiveis_googwill/76/;
* http://www.itweb.com.br/noticias/index.asp?cod=45324.

Espero, em breve, poder postar aqui comentários e opiniões sobre as demais perspectivas do BSC, ou seja, estratégia envolvendo reconhecimento e avaliação da performance corporativa.

Grande abraço!!!

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