O “novo boom” da internet

Originalmente publicado em: http://dramses79.blogspot.com/2007/06/o-novo-da-internet.html

(Publiquei esse artigo meu em 2007, mas de lá pra cá vi que o assunto começou a tomar força entre especialistas e usuários da web. Assim, re-publico o artigo abaixo, com algumas leves modificações.)

472760___road__ Você se lembra do famoso “boom” da internet, por volta de 1999, quando inúmeras empresas “ponto-com” surgiram no mercado devido à maior popularização da internet? E depois do boom, veio a explosão da bolha, uma vez que o mercado web, saturado das tantas empresas oportunistas que aproveitaram a onda, implodiu, e tantas ponto-com foram à falência.

Pois é! Está acontecendo um novo boom na web. E dessa vez a onda é a Web 2.0, com seus sites de serviços online cheios de interatividade, onde o usuário é dono de seu conteúdo, publicando-o, gerenciando-o e usando a web como meio de organizar sua vida.

Hoje a web está repleta desses serviços. Aplicativos web que são verdadeiras mãos-na-roda pra muita gente. Agendas online com lembretes de compromissos (e muitas outras opções), redes sociais pra fazer novos amigos e associar-se em grupos de mesmo interesse, páginas personalizadas organizando tudo o que interessa ao usuário. As opções são quase intermináveis.

Confesso que eu mesmo sou usuário assíduo de, pelo menos, umas duas dúzias desses sites, e cadastrado em pelo menos mais umas duas dúzias. Mas, a variedade é tanta, e a velocidade com que essas empresas e novos serviços web surgem é tão grande, que fica difícil acompanhar todas as novidades, e nos perdemos com tanta coisa a aproveitar, esquecendo muitos dos sites que há pouco nos chamavam tanto a atenção.

Porém, da mesma forma que houve o boom no passado, houve logo depois o estouro da bolha. E me parece que o mesmo está para acontecer novamente. Afinal, o crescimento das iniciativas Web 2.0 tem sido algo tão fenomenal que é difícil acreditar que metade desses empreendimentos sobreviverá a um mercado tão competitivo.

Considerando apenas os sites sociais de notícias, por exemplo, há pelo menos uns 10 em inglês, fora tantos outros sites locais, com notícias nos idiomas de seus mercados alvo. Redes sociais, mal dá pra contar quantas há por aí na web. Diversos sites sociais de bookmarks, agendas, blogs, entre tantos outros. E, afinal, como fazer para tornar essas iniciativas web lucrativas, de modo que possam se auto-sustentar? Algumas encontram meios, outras não tem a mesma sorte.

Enfim, não se pode prever quando a bolha da Web 2.0 estourará (já se fala até em Web 3.0 hoje em dia). Talvez, não estoure da mesma forma que aconteceu antes, já que a marioria das ponto-com eram compostas de sites de eCommerce de iniciativas privadas que foram para o buraco, e hoje muitos dos serviços web 2.0 que se provam úteis acabam tendo a chance de serem adquiridos pelos gigantes da web, como Google, Yahoo!, etc. Mas, não deve demorar muito para a bolha estourar, seja lá de que modo isso irá acontecer. E apenas os mais fortes e preparados sobreviverão!

0 comments:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More