O Facebook é uma ameaça à supremacia do Orkut no Brasil?

  facbk-ameaca-ork-88 De um lado, a rede social mais popular do Brasil, com nenhum adversário que ofereça real perigo à penetração de 75% na base de internautas brasileiros. Do outro, a maior rede social do planeta, contabilizando mais de 250 milhões de usuários, o que o credenciaria como quarto país mais popular do planeta.
O mercado brasileiro deverá ver nos próximos meses uma tensão crescente entre o Orkut, aparentemente imbatível em terras nacionais, e o Facebook, responsável por desbancar o então dominante MySpace e se tornar a rede social mais popular do mundo.

“O Facebook é um ameaça, mas não tão real como foi para redes em outros países. Até 2008, conversávamos sobre redes sociais e não víamos nenhuma ameaça, seja pelo Orkut estar bem posicionado, seja pela faltar de serviços em português”, explica o analista de internet do Ibope Nielsen Online, José Calazans.

As duas barreiras não são problemas para o Facebook,  que tem uma distribuição heterogênea em mercados internacionais (70% dos seus perfis estão fora dos Estados Unidos) e uma versão em português lançada em dezembro de 2008 após tradução apoiada pela comunidade.

Opinião deste humilde blogueiro: o artigo, publicado pela IDG NOW, é muito bom e nos apresenta diversos dados interessantes, e mesmo relevantes, ao tema em questão. No entanto, apesar de bastante simples, não os vi abordar um fato de peso de forma clara: a “migração”. Sim, esse é um fator importante. Não basta considerar os aspectos tecnológicos e funcionalidades interessantes das plataformas, mas temos de analisar o real motivo de as pessoas as usarem. Conheço bastante gente aversa a tecnologia, e que somente está no Orkut por causa de seus contatos lá, amigos, parentes, etc. Como intenso usuário de recursos web e apaixonado por novidades, já cansei de convidar as pessoas para novas plataformas web, inclusive Facebook, mas a maioria não adere por causa da falta de todos os seus contatos no novo ambiente. As pessoas não querem ter o trabalho de administrar mais uma rede social. Elas já tem muito com o que se preocupar, com seu MSN, e-mail, Windows Live, Google Accounts, Twitter, etc. Sair de uma rede social que funciona e ir para outra de mesmo tipo não faz sentido para elas. A não ser que todos os seus contatos também migrem para a nova plataforma, acho que dificilmente elas façam a troca. Assim, se o Orkut mantiver suas funcionalidades principais em atividade, e não cair na acomodação, acho que dificilmente o Facebook será uma ameaça a essa rede social tão popular no Brasil. Para conseguir roubar o público do Orkut, deveria fazer um trabalho de Marketing realmente espetacular. Tenho lá minhas idéias para isso…rs. E você?!

Leia o artigo original na íntegra: http://idgnow.uol.com.br/internet/2009/08/31/o-facebook-e-uma-ameaca-a-supremacia-do-orkut-no-brasil/

0 comments:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More