Bem-vindos(as) ao Caos de Marketing

Bem sabem os marketeiros (e não me importo com essa denominação) que a vida nessa profissão não é fácil! Prazos apertados, metas, controles, contatos, relacionamentos...enfim, para sobreviver nessa selva temos de nos desdobrar em mil. Temos de celebrar os acertos, aprender com os erros.

Com o intuito de trazer um pouco de informação, reflexão e diversão aos colegas de profissão, e entusiastas, criei o Caos de Marketing. E espero que dele façam bom proveito, participem, busquem mais informações e também desestressem! Afinal, nós merecemos uma ajudinha e algumas pausas pro café...

Logos e seus sósias

Estava lendo o site Mundo do Marketing (seção Erros de Marketing) outro dia, quando me deparei com algo interessante. Um artigo falando de ‘logos’ e seus “sósias”! Para o leigo, não parece ser muita coisa, talvez motivo de riso, ou admiração (no sentido de ficar admirado de algo assim existir). Mas, quando tratamos de algo tão importante no mundo do marketing, a identidade e imagem de uma marca (e seus elementos respectivos), isso é algo que chama bastante a atenção, não é mesmo?!

logos Não entremos, aqui, em análises aprofundadas sobre o assunto…mas, o que levaria uma marca a criar sua “imagem” em semelhança à de outra?! Plágio? Aproveitamento do sucesso da outra marca por assimilação? Falta de criatividade? Coincidência? Difícil dizer…cada caso é um caso!

De qualquer forma, como é citado nesse mesmo artigo, é incrível ver que o metrô, ao redor do mundo, tenha tantos logos diferentes e criativos, mesmo o “produto” sendo o mesmo. Ainda assim, conseguiram criar diversidade de logos, veja: http://server5.fusednetwork.com/~pinchnu/images/bespoke_illustrations/pin000_MetroLogos.gif

Para ler o artigo original, acesse: http://www.mundodomarketing.com.br/12243,115,blogs,logos-separados-ao-nascer-.html

Para ler a sequência a esse artigo, acesse: http://errosdemarketing.blogspot.com/2009/12/logos-separados-ao-nascer-2.html

Motorola, Kodak e Palm podem desaparecer em 2010

O site 24/7 Wall Street publicou uma lista de marcas que podem estar com os dias contados. Segundo o artigo, Motorola, Blockbuster, Sun Microsystem, Palm, Kodak e Newsweek são fortes candidatas a desaparecerem do mercado em 2010 porque estão em situações críticas de negócios.

Leia o artigo original na íntegra (em Inglês): http://247wallst.com/2009/12/02/the-ten-brands-that-will-disappear-in-2010/

As 10 empresas mais reclamadas no Procon/SP (ref. 2008)

customer-relationship-management Hoje em dia, uma das grandes preocupações das empresas refere-se à satisfação do consumidor, algo que é um grande desafio para as empresas de serviços, pois mantêm elevado grau de contato com seu consumidor.

Não é fácil “servir”, lidar com pessoas, criar a impecável “experiência” de consumo para o cliente, e assim por diante. E fazer isso bem demanda pesados investimentos em treinamento, padronização, agilidade de processos, tecnologia que facilite o melhor atendimento, etc.

Porém, muitas dessas empresas que pregam o bom atendimento ao cliente, e inclusive tem essa diretriz “marcada” em sua declaração de Missão, não estão conseguindo satisfazer o cliente como deveriam.

Veja o ranking do Procon/SP com as empresas mais reclamadas em 2008 (acesse também http://www.procon.sp.gov.br/reclamacoes.asp?ano=2008):

proconNão é tão simples quanto parece analisar as causas dessas empresas estarem aí...me refiro às causas mais profundas, não às aparentes e às óbvias.

Mas, em linhas gerais, claro, estratégia de relacionamento, baixo foco em treinamento da equipe de atendimento (ou falta de estrutura de RH), além do erro absoluto das empresas que praticam táticas hiper-agressivas de retenção de cliente, como acontece bastante com as empresas de celulares, por exemplo.

thumb_ist2_2976099_broken_chain_iv Enfim, há diversos motivos e "micro-motivos" para essas empresas estarem onde estão, e dificilmente haverá empresa perfeita, que agrade a todos os tipos de clientes. Mesmo as empresa que se esforçam para dar o melhor de si ainda podem acabar dando de cara com um cliente encrenqueiro que só quer falar mal da empresa por falta do que fazer (isso é de menor incidência, claro, mas precisa ser levado em consideração tbm.).

Bom, mas um caso que cito, por exemplo, é o do Itaú. Confesso não estar totalmente inteirado nos ‘benchmarking’ desse mercado (taxas, juros, etc.) para julgar o Itaú nesse quesito, mas o marketing ativo deles beira quase ao "terrorismo" e/ou (me falta agora a palavra) a tentativa de ludibriar os clientes que já tem. Não consigo contar as inúmeras ligações que recebo desse banco tentando vender mais "produtos" (OK, sou cliente deles), com um estilo de abordagem "enganador", onde durante vários minutos ficam falando com você, tentando te fazer pensar que ganhou algo, foi sorteado, etc., e no fim, quase sem você perceber, dizem que há um custo para o cliente.
Minha esposa, por ex., correntista de outro banco, começou a receber dezenas de ligações do Itaú, que teima em oferecer um cartão de crédito (ou débito, não me recordo), mesmo ela já havendo dito a eles por diversas vezes que não quer o "bendito" cartão.

Acho essa prática recriminável, agressiva demais, invasiva demais, e formulada por marketeiros e equipes de vendas pouco competentes, que não prestaram atenção direito nas aulas onde se dizia "vender mais para o mesmo", retendo apenas essa frase em suas mentes, e nada mais!

Digo isso pois conheço diversos correntistas do Itaú que já abandonaram esse banco (ou estão prestes a fazê-lo) devido a esse tipo de prática, aliado a outras insatisfações, claro. Mas, as reclamações que ouço sobre essa prática são muitas, e fervorosas, e confesso eu mesmo já ter pensado em trocar de banco por não aguentar mais tal incômodo. Você tenta dizer que não quer mais “produtos”, mas eles continuam insistindo, e insistindo, e insistindo.

Tenho certeza de que há outros meios de gerar aumentos (ou manutenção) de receita além desse. Como também acredito que para a maioria dessas empresas listadas no topo da lista de reclamações do Procon há diversas “pequenas” ações que podem ser tomadas, de modo a melhorar a qualidade de seus serviços e aumentar o nível de satisfação de seus clientes.

Enfim, essa é minha "breve" e pouco aprofundada opinião, pois esse post não é o local adequado para esgotar tal assunto! Por isso, sua opinião é bastante valiosa. Deixe seu comentário!!!

Para ler o artigo que inspirou esse post, acesse: http://www.mundodomarketing.com.br/12340,115,blogs,telefonica-itau-e-tim-sao-as-mais-reclamadas-.html

Dicas pra ampliar o alcance do seu blog

Bom, todo mundo tem dicas pra ampliar o alcance e popularidade dos blogs. Mas, na verdade, o que vale mesmo é uma coisa só: dedicação! Isso, com uma combinação de outros fatores, claro!…rs.

business_blogging1Primeiro de tudo, você deve criar uma boa combinação de fatores: tópico de interesse + frequência de postagem + atratividade de layout !

Se você posta sobre algo legal, mas com baixa frequência, as pessoas acabam não voltando pra ler, pois se cansam de esperar e ficar checando por coisas novas no seu blog. Se posta com frequência sobre algo chato, as pessoas voltam menos ainda. E se posta sobre algo legal, com frequência, mas o layout do seu blog é complicado, com um visual que incomoda, etc., é difícil dizer quem voltará pra ler seu blog de novo, a não ser que ele seja muito bom mesmo nos quesitos de conteúdo e frequência.

OK! Então, você já encontrou um tópico de interesse sobre o que postar, consegue postar com boa frequência e o layout do seu blog é agradável e “user friendly” (amigável ao usuário, na adaptação do jargão para o português). E agora? Como torná-lo popular?!

Bom, existem diversos métodos para fazer isso. Infelizmente, hoje estou um pouco indisposto pra postar em detalhes sobre isso, mas buscarei resumir o essencial, e em breve posto algo mais completo. Se bem que, não há como criar uma fórmula mágica, e os blogueiros populares tem seus métodos particulares de sucesso. Mas, há algumas medidas que ajudam na popularização do seu blog. Eu costumo dividir em algumas categorias de ações (claro, há variações dependendo se seu blog é pessoal ou corporativo, etc.).

Compartilhamento

1. Twitte seu posts, compartilhe pelo Facebook, pelo Digg, e outros serviços de compartilhamento de notícias e afins. Você precisa fazer sua mensagem chegar ao público, saber que há coisa nova na web, mais especificamente no seu blog.

2. Permita que seu público compartilhe seus posts. Facilite isso pro seu público, oferecendo atalhos pros serviços de compartilhamento. Isso ajuda a multiplicar as possibilidades de divulgação do seu post, e do blog. Use atalhos pra Twitter, Facebook, StumbleUpon, Digg, entre outros. Use links do tipo “Indique esse post para um amigo”, e assim por diante.

Relacionamento

1. Relacione-se com outros blogueiros, troque idéias com eles, ajudem-se. Coloque outros blogs como indicação em seu “blogroll”, e peça para ser incluso no dos outros blogueiros amigos. Há blogueiros que até permitem posts de outros blogueiros convidados, e vice-versa, como modo de ampliar seu público. Tente comentar os posts de outros blogueiros também. Enfim, relacione-se, e crie maneiras inovadoras e criativas de se promover.

2. Relacione-se de forma geral. Comente com os amigos sobre seus últimos posts interessantes. Coloque um trecho no Orkut, ou no Facebook. Varie as formas de relacionamento, como também publique temas de interesse a determinados grupos de amigos seus.

Promova-se

1. Monte um e-mail de divulgação para algum post interessante seu. Algo como uma newsletter quinzenal, que você envia pra sua lista de contatos, etc.

2. Disponibilize a URL do seu blog em sua assinatura de e-mail, seu perfil do Orkut, Twitter, etc., coloque sua URL na caixa de texto do seu MSN, Skype ou ICQ. Facilite a vida dos seus amigos pra lembrarem do seu blog.

Monitore

1. Acompanhe os comentários de seus posts, e envolva-se nas discussões geradas. Claro, para isso, seu post deve gerar interesse para o envio de comentários. Mas, havendo isso, nunca esqueça de monitorar as reações de seu público, interagir com ele, ouví-lo.

2. Monitore o desempenho de seu blog através de ferramentas de análise, como o Google Analytics, por exemplo. É sempre indispensável obter dados de qualidade sobre como seu blog, ou mesmo site, tem se desempenhado na web. Muitas vezes, essas ferramentas nos dão informações que não conseguimos obter por outros meios simples, como a demografia de acesso do site/blog, posts mais acessados, fontes de origem mais comuns até nossos links, etc.

Enfim, poderia dissecar cada uma dessas técnicas e métodos até esse post ficar bem cansativo. Mas, como disse antes, não há uma fórmula mágica. Cada um faz do jeito que mais se adequa a sua realidade.

blogging_success Mas, acredito que esses métodos acima funcionam bem como linha guia para manter seu blog interessante, acessível e popular. Ou seja, lembre-se sempre da equação “tópico de interesse + frequência adequada + layout atrativo” e exercite as ações de “compartilhamento, relacionamento, promoção e monitoramento” de seu blog/site.

Há também a questão da montagem do blog em si, mas é assunto pra outro post. Isso envolve a montagem do layout, utilização de funcionalidades específicas, estrutura do blog, utilização de tags, uso ou não de podcasts e videocasts, e assim por diante.

No final, com dedicação, persistência e um pouco de disciplina, seu blog/site será o sucesso que você quer que ele seja! Boa sorte!

Para ler mais sobre o assunto, acesse: http://www.problogger.net/archives/2009/09/03/9-things-to-do-to-make-sure-your-next-blog-post-is-read-by-more-than-your-mom/

P.S.: Viu só como é?! Por exemplo, achei o conteúdo desse blog interessante, e aqui estou eu, colocando o link para ele, onde meu público possivelmente clicará, gerando acesso a esse blog.

IBGE: 35% da população a partir de 10 anos acessa web

Em 2008, 56 milhões de pessoas de dez anos ou mais de idade acessaram a internet pelo menos uma vez por meio de um computador. O número de usuários corresponde a 34,8% da população nessa faixa etária e mostrou um aumento expressivo nos últimos três anos - em 2005, o porcentual era de 20,9%. Os dados são parte de pesquisa divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O aumento no acesso a web se deu tanto para os homens (de 21,9% em 2005 para 35,8% em 2008) quanto para as mulheres (de 20,1% para 33,9%).

As regiões Sudeste (40,3%), Centro-Oeste (39,4%) e Sul (38,7%) registraram os maiores porcentuais de usuários, e as regiões Norte (27,5%) e Nordeste (25,1%), os menores. Entre os Estados, Distrito Federal (56,1%), São Paulo (43,9%) e Rio de Janeiro (40,9%) tinham os maiores porcentuais de pessoas que acessaram a internet, enquanto Alagoas (17,8%), Piauí (20,2%) e Maranhão (20,2%) apresentaram os menores porcentuais.

Leia o artigo original na íntegra: http://noticias.br.msn.com/artigo.aspx?cp-documentid=22844380

Campanha “campeã” da Unilever: Rexona Tuning Race

6b7ea1d2ac7ef A Unilever tem investido bem seus ‘marketing dollars’ e utilizado um mix de publicidade bastante saudável à organização. Um exemplo é essa campanha da Rexona, a Rexona Tuning, buscando atingir o público masculino, à qual cheguei via um anúncio online no MSN Hoje (que abre em forma de janela/pop-up quando logamos no Windows Live Messenger).


Nesse exemplo, um integrado de campanha de “guerrilha” e viral online, a equipe da Rexona (e/ou de sua agência de publicidade) “tunnou” carros com papelão, e os desfilou pelas ruas, aos olhares curiosos dos passantes, o que deve ter chamado muito a atenção.

rexonatunning

Então, para completar, gravou tudo em vídeo, e soltou em seu canal no YouTube, na tentativa de viralizar a campanha. Se a campanha viralizará (palavra difícil de pronunciar, hein?!) ou não, isso são outros quinhentos, afinal todos sabemos que viralizar uma campanha não é fácil, especialmente se não parecer algo natural aos olhos dos internautas.

img_post_fangio_2 Como não bastasse a iniciativa de guerrilha e de viral, foi mais adiante, criando algo que tem se tornado cada vez mais popular entre as empresas de grande porte, que é a criação de conteúdos digitais mais complexos, em geral “games” envolvendo o produto. Isso já foi feito anteriormente por outras multinacionais, cujo exemplo que mais se fixou em minha mente foi a campanha do Mentos Kiss. Enfim, quem quiser testar suas habilidades como piloto de carros, pode acessar o game do Rexona Tuning em http://www.rexonatuning.com/. Até pode adicionar seus amigos do Orkut, desafiando-os para uma corrida.

Apesar que a campanha já se pressagiava há bastante tempo, desde o lançamento dos desodorantes Rexona for Men com apelo ao ambiente “automobilístico”, quando do lançamento dos Rexona V8 e V12, menções às potências de motores de carros.
943818afd4

Enfim, de qualquer forma, a experiência é bastante válida, e achei bastante interessante. A Unilever realmente está fazendo um esforço bastante positivo para utilizar as novas mídias e estratégias de marketing para divulgar seus produtos. Parabéns, Unilever, por buscar compreender os hábitos e preferências de seu público-alvo e não ter medo de inovar.

Assista a um dos vídeos da campanha:





Ou acesse o canal da campanha no YouTube:
http://www.youtube.com/user/rexonamen

Jogue o game Rexona Tuning:
http://www.rexonatuning.com/

Campanha “campeã” da Unilever: Rexona Tuning Race

6b7ea1d2ac7ef A Unilever tem investido bem seus ‘marketing dollars’ e utilizado um mix de publicidade bastante saudável à organização. Um exemplo é essa campanha da Rexona, a Rexona Tuning, buscando atingir o público masculino, à qual cheguei via um anúncio online no MSN Hoje (que abre em forma de janela/pop-up quando logamos no Windows Live Messenger).


Nesse exemplo, um integrado de campanha de “guerrilha” e viral online, a equipe da Rexona (e/ou de sua agência de publicidade) “tunnou” carros com papelão, e os desfilou pelas ruas, aos olhares curiosos dos passantes, o que deve ter chamado muito a atenção.

rexonatunning

Então, para completar, gravou tudo em vídeo, e soltou em seu canal no YouTube, na tentativa de viralizar a campanha. Se a campanha viralizará (palavra difícil de pronunciar, hein?!) ou não, isso são outros quinhentos, afinal todos sabemos que viralizar uma campanha não é fácil, especialmente se não parecer algo natural aos olhos dos internautas.

img_post_fangio_2 Como não bastasse a iniciativa de guerrilha e de viral, foi mais adiante, criando algo que tem se tornado cada vez mais popular entre as empresas de grande porte, que é a criação de conteúdos digitais mais complexos, em geral “games” envolvendo o produto. Isso já foi feito anteriormente por outras multinacionais, cujo exemplo que mais se fixou em minha mente foi a campanha do Mentos Kiss. Enfim, quem quiser testar suas habilidades como piloto de carros, pode acessar o game do Rexona Tuning em http://www.rexonatuning.com/. Até pode adicionar seus amigos do Orkut, desafiando-os para uma corrida.

Apesar que a campanha já se pressagiava há bastante tempo, desde o lançamento dos desodorantes Rexona for Men com apelo ao ambiente “automobilístico”, quando do lançamento dos Rexona V8 e V12, menções às potências de motores de carros.
943818afd4

Enfim, de qualquer forma, a experiência é bastante válida, e achei bastante interessante. A Unilever realmente está fazendo um esforço bastante positivo para utilizar as novas mídias e estratégias de marketing para divulgar seus produtos. Parabéns, Unilever, por buscar compreender os hábitos e preferências de seu público-alvo e não ter medo de inovar.

Assista a um dos vídeos da campanha:





Ou acesse o canal da campanha no YouTube:
http://www.youtube.com/user/rexonamen

Jogue o game Rexona Tuning:
http://www.rexonatuning.com/

Campanha bem criativa da Rexona

6b7ea1d2ac7ef A Unilever tem investido bem seus ‘marketing dollars’ e utilizado um mix de publicidade bastante saudável à organização. Um exemplo é essa campanha da Rexona, a Rexona Tuning, buscando atingir o público masculino, à qual cheguei via um anúncio online no MSN Hoje (que abre em forma de janela/pop-up quando logamos no Windows Live Messenger).

Nesse exemplo, um integrado de campanha de “guerrilha” e viral online, a equipe da Rexona (e/ou de sua agência de publicidade) “tunnou” carros com papelão, e os desfilou pelas ruas, aos olhares curiosos dos passantes, o que deve ter chamado muito a atenção.

rexonatunning

Então, para completar, gravou tudo em vídeo, e soltou em seu canal no YouTube, na tentativa de viralizar a campanha. Se a campanha viralizará (palavra difícil de pronunciar, hein?!) ou não, isso são outros quinhentos, afinal todos sabemos que viralizar uma campanha não é fácil, especialmente se não parecer algo natural aos olhos dos internautas.

img_post_fangio_2 Como não bastasse a iniciativa de guerrilha e de viral, foi mais adiante, criando algo que tem se tornado cada vez mais popular entre as empresas de grande porte, que é a criação de conteúdos digitais mais complexos, em geral “games” envolvendo o produto. Isso já foi feito anteriormente por outras multinacionais, cujo exemplo que mais se fixou em minha mente foi a campanha do Mentos Kiss. Enfim, quem quiser testar suas habilidades como piloto de carros, pode acessar o game do Rexona Tuning em http://www.rexonatuning.com/. Até pode adicionar seus amigos do Orkut, desafiando-os para uma corrida.

Apesar que a campanha já se pressagiava há bastante tempo, desde o lançamento dos desodorantes Rexona for Men com apelo ao ambiente “automobilístico”, quando do lançamento dos Rexona V8 e V12, menções às potências de motores de carros.

943818afd4

Enfim, de qualquer forma, a experiência é bastante válida, e achei bastante interessante. A Unilever realmente está fazendo um esforço bastante positivo para utilizar as novas mídias e estratégias de marketing para divulgar seus produtos. Parabéns, Unilever, por buscar compreender os hábitos e preferências de seu público-alvo e não ter medo de inovar.

Assista a um dos vídeos da campanha:

Ou acesse o canal da campanha no YouTube:

http://www.youtube.com/user/rexonamen

Jogue o game Rexona Tuning:

http://www.rexonatuning.com/

Top 10 - Anúncios publicitários fora do normal

Como sempre, a criatividade é algo essencial na prática empresarial contemporânea, pois permite às empresas diferenciarem-se das concorrentes e atingirem de forma mais eficiente seu público alvo, prendendo-lhes a atenção com algo inovador, fora do comum. Assim, segue abaixo um post que “recolhi” do blog de uma aluna minha (http://headsconnected.blogspot.com/), que por sua vez coletou-o do site Colunistas. Veja o post abaixo:


Carro voador
Este banner foi criado para o novo Smart Brabus. Ele foi colocado em uma ponte de forma muito inteligente, mostrando bem o “poder extra” do carrinho.

publi1

Ostra artificial
Este anúncio foi criado para promover um restaurante de frutos do mar. Anúncios foram colocados em ostras artificiais na praia de Mumbai, Índia. Quando você abria a ostra havia um texto falando sobre o restaurante.

publi2

Anúncio no mar
Para promover o filme “O Dia Depois de Amanhã”, uma agência decidiu submergir um anúncio na praia. O título e a data de lançamento do filme só eram visíveis acima da água, juntamente com o Empire State “afundado”. A ideia do painel foi a de imitar o filme, com Manhattan submersa.

publi3

A cama que anda
Em São Paulo, cinco meninas foram para a escola sem sair da cama. A ideia era mostrar que o produto evitava que você chegasse com “cara de cama” ao seu destino. As garotas desfilaram pela cidade, indiferentes às buzinadas e cantadas.

publi4

Lâmpada na cabeça
Esse anúncio do “The Economist” recentemente ganhou um prêmio na London International Adversiting Awards pelo seu brilhante conceito. Criado pela Abbott Mead Vickers, o painel apresentava uma lâmpada que se acendia quando alguém caminhava sob ela.

publi5

Dinheiro na caixa
A 3M tinha tanta certeza que o vidro não quebrava, que acabaram colocando drinheiro num anúncio em um ponto de ônibus. Um segurança esteve presente para garantir que ninguém quebraria as regras para garantir o dinheiro.

publi6

Hummer de brinquedo
Que tal um Hummer dentro de uma caixa de brinquedo gigante? Uma loja de brinquedos teve essa ideia.

publi7

Acidente
Qual a melhor maneira de fazer as pessoas pensarem como estão preparadas para uma situação de emergência? Imagine só: você está caminhando, olha para baixo e vê uma pessoa machucada. O que você faz para ajudar? A Cruz Vermelha criou essa campanha bem legal, para sensibilizar as pessoas sobre as várias questões-chave ao redor do mundo.

publi8

Banheiro do Homem-Aranha
Para comemorar o lançamento do Homem-Aranha 2, alguns banheiros masculinos resolveram inovar…

publi9

Carro de gelo
Em 2004, um carro de gelo estacionado na Belvedere Road, em Londres chamou atenção. Ele foi feito em tamanho real para divulgar o lançamento do Volkswagen Polo Twist. Mais de 350 horas foram gastas para esculpi-lo e 12 horas para derreter-se, entretanto, a ação rendeu inestimável buzz entre os londrinos.

publi10


Leia o artigo no blog HeadsConnected: http://headsconnected.blogspot.com/2009/12/top-10-anuncios-publicitarios-fora-do.html

Leia o artigo original no site Colunistas, do Ig: http://colunistas.ig.com.br/obutecodanet/2009/06/02/top-10-anuncios-publicitarios-fora-do-normal/

Top 10 - Anúncios publicitários fora do normal

Como sempre, a criatividade é algo essencial na prática empresarial contemporânea, pois permite às empresas diferenciarem-se das concorrentes e atingirem de forma mais eficiente seu público alvo, prendendo-lhes a atenção com algo inovador, fora do comum. Assim, segue abaixo um post que “recolhi” do blog de uma aluna minha (http://headsconnected.blogspot.com/), que por sua vez coletou-o do site Colunistas. Veja o post abaixo:


Carro voador
Este banner foi criado para o novo Smart Brabus. Ele foi colocado em uma ponte de forma muito inteligente, mostrando bem o “poder extra” do carrinho.

publi1

Ostra artificial
Este anúncio foi criado para promover um restaurante de frutos do mar. Anúncios foram colocados em ostras artificiais na praia de Mumbai, Índia. Quando você abria a ostra havia um texto falando sobre o restaurante.

publi2

Anúncio no mar
Para promover o filme “O Dia Depois de Amanhã”, uma agência decidiu submergir um anúncio na praia. O título e a data de lançamento do filme só eram visíveis acima da água, juntamente com o Empire State “afundado”. A ideia do painel foi a de imitar o filme, com Manhattan submersa.

publi3

A cama que anda
Em São Paulo, cinco meninas foram para a escola sem sair da cama. A ideia era mostrar que o produto evitava que você chegasse com “cara de cama” ao seu destino. As garotas desfilaram pela cidade, indiferentes às buzinadas e cantadas.

publi4

Lâmpada na cabeça
Esse anúncio do “The Economist” recentemente ganhou um prêmio na London International Adversiting Awards pelo seu brilhante conceito. Criado pela Abbott Mead Vickers, o painel apresentava uma lâmpada que se acendia quando alguém caminhava sob ela.

publi5

Dinheiro na caixa
A 3M tinha tanta certeza que o vidro não quebrava, que acabaram colocando drinheiro num anúncio em um ponto de ônibus. Um segurança esteve presente para garantir que ninguém quebraria as regras para garantir o dinheiro.

publi6

Hummer de brinquedo
Que tal um Hummer dentro de uma caixa de brinquedo gigante? Uma loja de brinquedos teve essa ideia.

publi7

Acidente
Qual a melhor maneira de fazer as pessoas pensarem como estão preparadas para uma situação de emergência? Imagine só: você está caminhando, olha para baixo e vê uma pessoa machucada. O que você faz para ajudar? A Cruz Vermelha criou essa campanha bem legal, para sensibilizar as pessoas sobre as várias questões-chave ao redor do mundo.

publi8

Banheiro do Homem-Aranha
Para comemorar o lançamento do Homem-Aranha 2, alguns banheiros masculinos resolveram inovar…

publi9

Carro de gelo
Em 2004, um carro de gelo estacionado na Belvedere Road, em Londres chamou atenção. Ele foi feito em tamanho real para divulgar o lançamento do Volkswagen Polo Twist. Mais de 350 horas foram gastas para esculpi-lo e 12 horas para derreter-se, entretanto, a ação rendeu inestimável buzz entre os londrinos.

publi10


Leia o artigo no blog HeadsConnected: http://headsconnected.blogspot.com/2009/12/top-10-anuncios-publicitarios-fora-do.html

Leia o artigo original no site Colunistas, do Ig: http://colunistas.ig.com.br/obutecodanet/2009/06/02/top-10-anuncios-publicitarios-fora-do-normal/

Top 10 - Anúncios publicitários fora do normal

Como sempre, a criatividade é algo essencial na prática empresarial contemporânea, pois permite às empresas diferenciarem-se das concorrentes e atingirem de forma mais eficiente seu público alvo, prendendo-lhes a atenção com algo inovador, fora do comum. Assim, segue abaixo um post que “recolhi” do blog de uma aluna minha (http://headsconnected.blogspot.com/), que por sua vez coletou-o do site Colunistas. Veja o post abaixo:

Carro voador
Este banner foi criado para o novo Smart Brabus. Ele foi colocado em uma ponte de forma muito inteligente, mostrando bem o “poder extra” do carrinho.

publi1

Ostra artificial
Este anúncio foi criado para promover um restaurante de frutos do mar. Anúncios foram colocados em ostras artificiais na praia de Mumbai, Índia. Quando você abria a ostra havia um texto falando sobre o restaurante.

publi2

Anúncio no mar
Para promover o filme “O Dia Depois de Amanhã”, uma agência decidiu submergir um anúncio na praia. O título e a data de lançamento do filme só eram visíveis acima da água, juntamente com o Empire State “afundado”. A ideia do painel foi a de imitar o filme, com Manhattan submersa.

publi3

A cama que anda
Em São Paulo, cinco meninas foram para a escola sem sair da cama. A ideia era mostrar que o produto evitava que você chegasse com “cara de cama” ao seu destino. As garotas desfilaram pela cidade, indiferentes às buzinadas e cantadas.

publi4

Lâmpada na cabeça
Esse anúncio do “The Economist” recentemente ganhou um prêmio na London International Adversiting Awards pelo seu brilhante conceito. Criado pela Abbott Mead Vickers, o painel apresentava uma lâmpada que se acendia quando alguém caminhava sob ela.

publi5

Dinheiro na caixa
A 3M tinha tanta certeza que o vidro não quebrava, que acabaram colocando drinheiro num anúncio em um ponto de ônibus. Um segurança esteve presente para garantir que ninguém quebraria as regras para garantir o dinheiro.

publi6

Hummer de brinquedo
Que tal um Hummer dentro de uma caixa de brinquedo gigante? Uma loja de brinquedos teve essa ideia.

publi7

Acidente
Qual a melhor maneira de fazer as pessoas pensarem como estão preparadas para uma situação de emergência? Imagine só: você está caminhando, olha para baixo e vê uma pessoa machucada. O que você faz para ajudar? A Cruz Vermelha criou essa campanha bem legal, para sensibilizar as pessoas sobre as várias questões-chave ao redor do mundo.

publi8

Banheiro do Homem-Aranha
Para comemorar o lançamento do Homem-Aranha 2, alguns banheiros masculinos resolveram inovar…

publi9

Carro de gelo
Em 2004, um carro de gelo estacionado na Belvedere Road, em Londres chamou atenção. Ele foi feito em tamanho real para divulgar o lançamento do Volkswagen Polo Twist. Mais de 350 horas foram gastas para esculpi-lo e 12 horas para derreter-se, entretanto, a ação rendeu inestimável buzz entre os londrinos.

publi10

Leia o artigo no blog HeadsConnected: http://headsconnected.blogspot.com/2009/12/top-10-anuncios-publicitarios-fora-do.html

Leia o artigo original no site Colunistas, do Ig: http://colunistas.ig.com.br/obutecodanet/2009/06/02/top-10-anuncios-publicitarios-fora-do-normal/

Grupo Pão de Açúcar confirma compra da Casas Bahia por meio da Globex

O grupo Pão de Açúcar (PCAR5) anunciou nesta manhã de sexta-feira (4) a aquisição, por meio de sua controlada Globex, da varejista Casas Bahia por meio de trocas de ativos.

No primeiro momento, o Pão de Açúcar transferirá para a Globex todos os estabelecimentos de varejo de bens duráveis (Lojas Extra-Eletro), operação que movimentará R$ 120 milhões.

Após isto, a Casas Bahia constituirá uma nova sociedade denominada Nova Casa Bahia, com a transferência de toda estrutura operacional atual, além de incorporar dívidas de R$ 950 milhões e uma parcela da carteira de crédito de R$ 1,06 bilhão.

Após a conclusão da transferência dos ativos e passivos, as partes farão com que a totalidade do capital social da Nova Casa Bahia seja transferida para a Globex, por meio de incorporação das ações de emissão da Nova Casa Bahia, ou outra estrutura que as partes entenderem ser mais eficiente.

Leia a notícia original na íntegra: http://dinheiro.br.msn.com/financaspessoais/noticia.aspx?cp-documentid=22793862

Em SP, 721 táxis começam hoje a dar desconto de 30%

Os taxistas de São Paulo cadastrados no programa Táxi Amigão, da Secretaria Municipal dos Transportes (SMT), começam a rodar hoje com tarifas mais baratas. Até as 18 horas de ontem, o Departamento de Transportes Públicos havia registrado a adesão de 721 taxistas. Eles cobrarão a bandeira 1 (R$ 2,10 por quilômetro) pelas corridas realizadas entre as 20 horas e as 6 horas de sextas-feiras, sábados e vésperas de feriado - valor 30% menor do que a bandeira 2 (R$ 2,73).

Para o taxista José Lopes, primeiro a se inscrever, o movimento na primeira noite será "meio devagar". "Muita gente ainda não sabe do desconto. Mas, se for bem divulgado, a tendência é ir melhorando", diz.

Frequentadores de bares e baladas se animaram com a possibilidade de gastar menos. "É um belo desconto. Dá até para tomar mais um drinque", diz a advogada Cecilia Tripodi. "Se eu encontrar um táxi com preço mais barato, com certeza darei preferência", afirma. "Sendo mais barato dá até vontade de pegar mais táxi. Não sei como será para os taxistas, mas para nós será vantajoso", diz a designer Paula Santos.

Cada táxi participante será identificado por dois selos adesivos de cor verde, colados nos vidros do veículo. O luminoso será de cor verde para facilitar a identificação. A SMT informou que os selos começaram a ser entregues ontem e a instalação das lâmpadas verdes é de responsabilidade dos taxistas.

Segundo a SMT, os 40 pontos de apoio do Táxi Amigão já estão instalados nas proximidades de bares, restaurantes e casas noturnas. Outros 14 pontos foram colocados próximos de estações de metrô. Taxistas inscritos podem parar em qualquer um desses pontos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Leia o artigo original: http://noticias.br.msn.com/artigo.aspx?cp-documentid=22793149

A nova rota do marketing da Coca-Cola

O novo plano da empresa contempla marketing com escala global, mas com complementos locais

gr_Coca_adageg Na semana passada, o CEO da Coca-Cola Muhtar Kent fez uma confissão pública diante de 200 pessoas, entre analistas, investidores e jornalistas: "Houve um tempo em que a empresa perdeu seu caminho. Ficamos focados exageradamente no interno e não focados nas mudanças que ocorriam com nossos clientes e consumidores. Em essência, estávamos muito ocupados olhando para o painel e prestando pouca atenção ao mundo lá fora".

Embora a Coca-Cola permaneça como empresa de bebidas dominante no mundo, e controle cerca de 51% do mercado mundial de bebidas com gás, comparado com os 22% da Pepsi, de acordo com a Beverage Digest, ela talvez tenha se focado demais neste segmento e deixado de lado categorias em crescimento, conforme aponta Bill Pecoriello, CEO da ConsumerEdge Research. "Eles perderam muitas tendências que estavam acontecendo", sentenciou.

De qualquer forma, os refrigerantes permanecem o foco da empresa, mas ela agora estabeleceu outras plataformas globais, como Vio e Minute Maid Pulpy Super Milky, e colocou os sucos como prioridades, após os refrigerantes. Além disso, a Coca-Cola está buscando inovação, com marcas emergindo, tais como Zico, Honest Tea e Illy.
A Coca-Cola se diz líder global em refrigerantes, sucos, cafés, chás e águas com sabor. É também número dois em bebidas isotônicas, perdendo pra Gatorade, e terceira em água embalada.

John Sicher, editor da Beverage Digest, também pontuou que entre 2000 e 2004, quando o ex-CEO Neville Isdell chegou, a empresa não funcionava bem. "Hoje, em minha visão, a Coca está voltando ao funcionamento em um alto nível de novo", afirmou.

Leia o artigo original na íntegra: http://mmonline.com.br/noticias.mm?url=A_nova_rota_do_marketing_da_Coca_Cola&origem=home

YouTube permite que usuários pulem anúncios

O YouTube passou a permitir que usuários pulem anúncios, caso não queiram assisti-los. O objetivo é melhorar a experiência do usuário e incentivar as empresas a melhorarem as propagandas.

Para isso, foram adicionados botões 'skip', através dos quais os usuários pulam os anúncios.  Além disso, o novo recurso permite que o anunciante pague apenas pela publicidade que foi assistida por inteiro ou aquela que gerou alguma ação por parte do usuário.

O YouTube passou a exibir anúncios em seus vídeos no ano passado e, desde então, o site alega que 50% das pessoas abandonam o clipe na metade.

Leia o artigo original: http://imasters.uol.com.br/noticia/14964/publicidade/youtube_permite_que_usuarios_pulem_anuncios/

São Paulo perde participação no PIB do país, diz IBGE

O Estado de São Paulo perdeu peso no PIB nacional, revelam dados divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira. Em 1995, São Paulo contríbuía com 37,3% de toda a economia brasileira. Em 2007, esse índice caiu 3,4 pontos percentuais e ficou em 33,9%. O ano de 2007 é mais recente que o IBGE dispõe em suas estatísticas. O PIB é a soma de todas as riquezas produzidas no país.

Apesar da retração, São Paulo continua liderando de longe. Ele representa 33,9% do PIB, enquanto o segundo lugar, o Rio de Janeiro, tem 11,2%. No entanto, o Rio não perdeu nenhuma fatia: na comparação entre 1995-2007, o Estado fluminense ficou como estava (sua participação já era de 11,2% em 1995).

Leia o artigo original na íntegra: http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2009/11/18/sp-e-o-estado-que-mais-perde-participacao-no-pib-do-pais-diz-ibge.jhtm

Um pouco mais de Twitter

Estava navegando a web, e encontrei algumas coisas sobre Twitter. Mas, como ando meio sem tempo de traduzir, segue um trechinho das matérias que encontrei, apenas pra não deixar passar em branco:

The Top 21 Twitter Applications (According to Compete)

We’ve accumulated a list of the twenty most popular Twitter applications, based on monthly unique visitor data from Compete. Twitpic, an app that lets users share photos on Twitter, took the top spot with 1,236,828 unique visitors in January. Tweetdeck, which came in second with 285,864 monthly visits, is a Twitter app that streamlines notifications and tweets. Third place went to Digsby (with 233,472 monthly visitors), an application that centralizes e-mail, IM and social networking accounts into one desktop program.

Fonte: http://www.techcrunch.com/2009/02/19/the-top-20-twitter-applications/

4 Ways Companies Use Twitter for Business

Gartner released a report today that highlights the different ways that companies are adopting Twitter for business use. Although Twitter was originally intended for communication among individuals, a number of organizations have begun to actively participate on the platform. However, not all companies are using Twitter in the same way. Some are tweeting, some are just listening, and some really savvy companies are doing both.

Before any company employees start tweeting, it would be a good idea to remind them that the same rules that apply to other web participation (like blogging, for example) also apply to Twitter. "As Twitter is a public forum, employees should understand the limits of what is acceptable and desirable," says Jeffrey Mann, research vice president at Gartner. "If organizations have not defined a public Web participation policy, they should do so as quickly as possible."

Based on Garnter's research, they have narrowed down the four different ways that companies are using Twitter today: direct, indirect, internal, and signaling.

Fonte: http://www.readwriteweb.com/enterprise/2009/03/4-ways-companies-use-twitter-for-business.php

Bandas de rock demonstram bom uso de marketing

vinyl_800_600 Algumas bandas de rock tem demonstrado maior consciência sobre a importância do bom uso do marketing online e de mídias sociais do que muita empresa de renome no mercado.

Tomemos como um primeiro exemplo a banda Metallica, que permite que o usuário troque o “skin” (funcionalidade para um usuário poder trocar a “roupa” de um aplicativo ou site) de seu site de acordo com o álbum ou “tour” da banda que mais lhe agrade. Claro, coloquei o skin do clássico Black album (acesse o site e escolha seu skin favorito: http://www.metallica.com/).

Busquei na web para ver se alguma outra banda utilizava isso também, mas inicialmente não encontrei. Na verdade, não busquei somente pelos skins, mas pelas funcionalidades de interação com o usuário.

O site do Metallica não somente permite a troca de skins, mas apresenta uma boa variedade de “goodies” para os fãs, como downloads, músicas, e assim por diante. Compare o site do Metallica com outra banda que gosto muito, o Iron Maiden: http://www.ironmaiden.com/

Outro exemplo clássico de bom uso do marketing, especialmente o online e de mídias sociais, é o já citado U2, que recentemente fez algo inovador em parceria com o YouTube, disponibilizando um show “ao vivo” para ser assistido por usuários no mundo todo via web.

Enfim, a grande questão é que o bom uso da web para fins de marketing não tem limite de segmentos ou tipo de negócios, e o importante é buscar formas interessantes e inteligentes de agradar seu público alvo, entendendo-o, descobrindo o que ele quer, ou mesmo surpreendendo-o com inovações criativas e de bom gosto.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More