Bem-vindos(as) ao Caos de Marketing

Bem sabem os marketeiros (e não me importo com essa denominação) que a vida nessa profissão não é fácil! Prazos apertados, metas, controles, contatos, relacionamentos...enfim, para sobreviver nessa selva temos de nos desdobrar em mil. Temos de celebrar os acertos, aprender com os erros.

Com o intuito de trazer um pouco de informação, reflexão e diversão aos colegas de profissão, e entusiastas, criei o Caos de Marketing. E espero que dele façam bom proveito, participem, busquem mais informações e também desestressem! Afinal, nós merecemos uma ajudinha e algumas pausas pro café...

Brand Awareness x Prospecção

14BF98_1 Hoje, mais uma vez aprendi uma lição importante. Não no sentido de aprender uma estratégia nova, nem uma nova ferramenta de marketing, ou algo nesse sentido. Mas, aprendi, ou re-aprendi, que devemos manter o foco naquilo que fazemos, tomar cuidado com a inflência que os outros tentam exercer sobre nós, e manter, ou sustentar, as idéias e conceitos que já temos desenvolvido sem nos deixar levar pelas armadilhas que surgem pelo caminho.

Atualmente, estou desenvolvendo, juntamente com meu chefe, uma campanha de marketing direto a ser lançada a uma possível base de cerca de 5000 empresas. Para tal, tenho de gerenciar trabalhos com designers gráficos para nossa peça de mala direta, além de gerir os serviços de uma consultoria de marketing externa.

Pois bem…somos uma empresa relativamente pequena, atuando em um mercado muito concorrido, e que tem pressa em atender certas necessidades urgentes que se fizeram presentes. Para chegar ao nosso potencial público, resolvemos iniciar a tal campanha.

Em uma de minhas conversas com representante da tal consultoria, fui influenciado a duvidar da eficiência de tal tipo de campanha que estamos querendo realizar. A pessoa disse que uma campanha assim não traz muito bons resultados, que seria um desperdício de tempo e dinheiro, que deveriamos fazer um trabalho mais focado, etc. Quase engoli a história, que até tem um certo fundo de verdade, mas que poderia ter me desviado de um de nossos mais importantes objetivos.

Por sermos uma empresa “pequena'”, nos falta reconhecimento por parte do público-alvo. Ou seja, poucos, num mercado tão amplo, já ouviram falar de nós. Assim, uma campanha desse nível vem a ser um intenso trabalho de criação de reconhecimento de marca (brand awareness), e não somente uma campanha de prospecção e geração de leads.

Um objetivo não vive sem o outro, principalmente se pensarmos no longo prazo. E isso é algo por que sempre lutei dentro da empresa, pela necessidade de criarmos reconhecimento da marca, de modo que a prospecção tenha chances de ser mais bem sucedida num futuro não tão distante.

E foi isso que aprendi. As vezes estamos tão presos nas rotinas operacionais do dia-a-dia, que nos esquecemos de alguns importantes objetivos peloas quais sempre lutamos. Por sorte, tive o bom senso, que as vezes nos é repentino, para certas ocasiões, de discutir o assunto com meu chefe, que me lembrou um dos motivos de nossa campanha, o reconhecimento da marca, e não somente a prospecção.

Enfim, apenas senti que deveria compartilhar essa história, pois tenho visto acontecer muito disso, nos perdermos de nossos caminhos originais devido às pressões externas e rotinas que nos consomem tanto.

Espero que esse texto tenha sido de ajuda, apesar de ter sido escrito tão de improviso e na pressa.

Abraços!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More